Câmaras firmam Acordos de Cooperação Técnica com Legislativo de Poços e destacam relevância nacional do E-LegisPC

por Imprensa publicado 29/10/2025 17h45, última modificação 03/11/2025 11h49
Aplicativo
Câmaras firmam Acordos de Cooperação Técnica com Legislativo de Poços e destacam relevância nacional do E-LegisPC

Encontro marcou um momento especial da programação que celebra os 17 anos de fundação da Escola do Legislativo de Poços de Caldas

Na última sexta-feira, 24, a Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou um evento de assinatura simbólica de Acordos de Cooperação Técnica para compartilhamento da tecnologia que possibilitará a implementação do Aplicativo E-LegisPC em outras Casas Legislativas. O encontro marcou um momento especial da programação que celebra os 17 anos de fundação da Escola do Legislativo de Poços de Caldas, reafirmando o protagonismo da instituição na disseminação de ferramentas voltadas à educação cidadã e política.

O evento contou com a presença de representantes das Câmaras de São José do Rio Pardo (SP), Monte Mor (SP), Taboão da Serra (SP), Maceió (AL) e Hortolândia (SP) — parceiros que já utilizam ou pretendem utilizar o E-LegisPC, aplicativo desenvolvido pela Câmara de Poços para ampliar a transparência e o acesso da população às ações do Legislativo.

A cerimônia destacou o alcance e a versatilidade da ferramenta, que vem sendo adaptada às diferentes realidades municipais. Para o presidente da Câmara de Maceió, Chico Filho, a iniciativa de Poços de Caldas serve de exemplo para outras Casas Legislativas. Ele ressaltou que o Legislativo daquele município está implantando sua própria Escola do Legislativo e buscou em Poços um modelo de sucesso a seguir. “Esse aplicativo foi passado pra mim como um projeto premiado pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e é uma referência. A gente quer levar pra Maceió os melhores exemplos, adequando à nossa realidade, com o apoio do pessoal de TI de Poços de Caldas”, afirmou.

Chico Filho ainda destacou que a ferramenta será fundamental para aproximar o poder público da população: “A Câmara é a casa do povo, o poder mais perto da população. O aplicativo vai nos ajudar muito nesse sentido, levando cidadania e informação ao nosso povo.”

Na mesma linha, o presidente da Câmara de São José do Rio Pardo (SP), Rafael Kocian, enfatizou a importância da parceria e do compartilhamento de tecnologia entre os Legislativos. “Estamos em diálogo com a Câmara de Poços desde o início do ano, especialmente com a Escola do Legislativo. Já desenvolvemos o aplicativo e acreditamos muito que ele vai revolucionar a forma de dialogar com a população rio-pardense”, destacou.

Kocian também elogiou a inovação e o espírito colaborativo da equipe de Poços. “É muito importante valorizar o serviço público e reconhecer o trabalho dos servidores que desenvolveram essa tecnologia. A generosidade de disponibilizar o aplicativo para outras Câmaras mostra o compromisso de Poços com o fortalecimento do Legislativo em todo o país”.

O presidente da Câmara de Poços de Caldas, vereador Douglas Dofu (UNIÃO), encerrou o encontro destacando que o E-LegisPC é resultado de um esforço coletivo para aproximar cada vez mais a população do Poder Legislativo. Ele ressaltou que a ferramenta contribui para enfrentar o cenário de descrença política no país, fortalecendo a transparência e a participação cidadã. “É um aplicativo que vem justamente com esse objetivo de aproximar cada vez mais o cidadão do Legislativo, mostrando a importância do nosso trabalho e das ações de educação cidadã”, afirmou o presidente.

Dofu lembrou que a Câmara tem desenvolvido programas voltados a diferentes faixas etárias — do público jovem ao Câmara 60+ — e que o aplicativo, premiado nacionalmente pela ABEL, consolida Poços como referência em inovação legislativa. Ele também enfatizou que o sucesso da iniciativa depende do apoio político e do investimento na capacitação dos servidores. “O apoio dos vereadores foi fundamental para que déssemos mais autonomia à Escola do Legislativo e criássemos condições para que nossos servidores desenvolvessem esse tipo de projeto. Hoje, Poços compartilha essa experiência com outras Câmaras do país, fortalecendo a educação cidadã e o trabalho em rede”, disse.

Para o servidor Marcos Augusto Maciel, que liderou o desenvolvimento do E-LegisPC, os acordos firmados consolidam Poços de Caldas como um polo nacional de inovação legislativa, reconhecido por sua capacidade de desenvolver soluções tecnológicas voltadas ao fortalecimento da democracia, da transparência e da educação política. “Uma honra fazer parte desse trabalho, ao lado de outros servidores que contribuíram nesse processo”.

O E-LegisPC foi criado por servidores da Câmara e reúne diversos conteúdos, entre eles o Quiz do Saber, cartilhas da “Coleção em Miúdos”, cartilhas do Plenarinho (Câmara dos Deputados), cartilha Cidadania para os Pequenos e vídeos institucionais do Legislativo. O aplicativo está disponível (download grátis) para dispositivos Android e IOS.

registrado em: