Câmara recebe exposição fotográfica em comemoração ao Dia Municipal de Bandas e Fanfarras

por Imprensa publicado 16/09/2021 17h40, última modificação 22/09/2021 14h28
Homenagem

Várias bandas da cidade também são lembradas na exposição

A Câmara de Poços recebe uma exposição fotográfica em comemoração ao Dia Municipal de Bandas e Fanfarras, produzida pela União das Bandas e Fanfarras de Poços, em parceria com a Secretaria de Educação e Autarquia Municipal de Ensino. As imagens são de desfiles realizados na cidade, nos últimos anos, e homenageiam o precursor da cultura das bandas e fanfarras do município maestro Victor Cardinali, a baliza e bailarina clássica Maísa Colhado e o maestro José Carlos Neres da Silva. Diversas bandas também são lembradas por meio dos registros fotográficos.

Na tarde desta quinta-feira (16), houve a abertura da exposição, com a presença do presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor (PSC), do autor do Requerimento que solicitou a realização da mostra no Legislativo, vereador Wellington Paulista (DEM), da secretária de Educação Maria Helena Braga, do presidente da União de Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas Leandro Amantéa Ragnoli e de representantes de várias bandas e escolas da cidade, entre elas: Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, Escola Municipal Professora Edir Frayha, Escola Municipal Presidente Washington Luís, Escola Municipal Haroldo Affonso Junqueira, Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, CAIC Arino Ferreira Pinto e Programa AABB Comunidade.

Com 15 telas, a exposição traz fotografias desde a criação da primeira corporação musical deste tipo na cidade até as bandas e fanfarras atuais. “As imagens retratam dois homenageados, além do Victor Cardinali, que são o maestro José Carlos e Maísa Colhado, que foi a primeira baliza do Colégio Marista e a primeira de Poços de Caldas. São imagens deles desde o começo até as bandas que estão em atividade hoje. Quando fundamos a União das Bandas, a intenção era, realmente, divulgar mais o trabalho em Poços, o trabalho que a gente desenvolve o ano todo. Já tínhamos pedido na Câmara a criação do Dia Municipal das Bandas, em homenagem ao Victor Cardinali, que foi o primeiro regente, então como foi votado aqui o projeto, seria interessante colocar uma exposição aqui na entrada”, ressaltou Leandro Ragnoli.

O vereador Wellington Paulista destacou o trabalho que é feito pelas bandas na cidade e a necessidade de fortalecer essa tradição. “Tenho uma história muito especial junto às bandas e muitas ações me marcaram ao londo desses anos. Como vereador, fico lisonjeado em poder sugerir a realização dessa exposição na Câmara e acredito que é importante buscar objetivos maiores e sempre manter esse trabalho junto aos alunos”, afirmou.

O Dia Municipal das Bandas e Fanfarras foi aprovado pela Câmara no ano de 2019 e, desde então, passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos Turísticos. Culturais e Desportivos do Município, sendo celebrado, anualmente, em 10 de setembro. Segundo o presidente da Casa, a exposição vem reforçar a importância da valorização desses grupos, que têm papel fundamental na sociedade. “Além da aprovação pela Câmara de um Projeto de Lei criando o Dia das Bandas e Fanfarras, recebemos, agora, essa exposição que vem destacar o trabalho desenvolvido pelas bandas em Poços. Trata-se de um incentivo cultural de grande valia às pessoas de todas as idades e a Câmara, novamente, abre espaço para trabalhos que querem conscientizar e promover a valorização de temas relevantes”, afirmou Marcelo Heitor.

De acordo com o presidente da União das Bandas e Fanfarras, a expectativa é levar a exposição para outros locais, inclusive escolas, tornando-a itinerante. Na Câmara, as visitas podem se feitas até 1º de outubro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.