Câmara recebe exposição fotográfica desenvolvida por alunos do Colégio CEPOC

por Imprensa publicado 04/05/2022 17h05, última modificação 11/05/2022 17h18
"Poços, poesia em imagens"
Câmara recebe exposição fotográfica desenvolvida por alunos do Colégio CEPOC

Exposição reúne fotos de Poços de Caldas produzidas por alunos dos 9ºs anos

No início da tarde da última terça-feira (03), a Câmara realizou a abertura da exposição “Poços, poesia em imagens”, que reúne fotos da cidade de Poços de Caldas produzidas por alunos dos 9ºs anos do Colégio CEPOC. O pedido para divulgação do trabalho no Legislativo foi feito pelo vereador Wellington Paulista (UNIÃO) e a mostra estará no saguão de entrada até o dia 27 de maio.

Participaram da abertura, além de estudantes envolvidos no projeto, o prefeito Sérgio Azevedo, o vice Júlio César de Freitas, o diretor e a supervisora pedagógica do Colégio CEPOC, Artênio de Oliveira e Simone Macedo, a professora que idealizou o projeto Roberta Cristina Santos, a secretária municipal e a secretária adjunta de Educação, Maria Helena Braga e Débora Brianezzi, o secretário municipal de Governo Paulo Ney de Castro Jr. e a secretária municipal de Administração Ana Alice de Souza. O evento teve, também, a presença dos vereadores Marcelo Heitor (PSC), Wellington Paulista (UNIÃO), Luzia Martins (PDT), Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) e Claudiney Marques (PSDB).

Com o objetivo de exercitar nos alunos um olhar crítico sobre o cotidiano, através da produção de fotos, Roberta Santos criou o “Poços, poesia em imagens”. “A iniciativa faz parte do projeto institucional do CEPOC para comemorar os 150 anos de Poços. Eu trouxe essa proposta aos alunos com o objetivo de deixá-los mais próximos da realidade tecnológica, com a questão da fotografia, a partir de uma visão deles da cidade, não só de pontos turísticos, mas também de lugares em que passam e pessoas que conhecem e acham especiais. Já a legenda é uma poesia feita por eles”, disse a professora

Ainda de acordo Roberta, as atividades foram realizadas em diversas etapas, sendo elas: estudo sobre a História da Fotografia; análise de fotografias antigas de Poços de Caldas - acervo fotográfico do site da Prefeitura; fotografar vários ângulos do Colégio CEPOC; criar um Book Fotográfico; análise de imagens cedidas exclusivamente para o projeto, pelo fotógrafo Victor Imesi; fotografar lugares, pessoas, situações cotidianas, fauna, flora, paisagens e outras possibilidades; redigir uma legenda coerente à imagem selecionada.

O diretor Artênio de Oliveira falou sobre a iniciativa. “Ficou muito bonita a exposição, parabéns à professora Roberta e à Câmara que abraçaram essa ideia magnífica. Eu sou professor de História, então eu vejo que, em primeiro lugar, a valorização do patrimônio material e imaterial da cidade é muito importante. Vemos nessa exposição que existem fotos de pessoas, lugares, monumentos, enfim, não é um projeto restritivo, porque a arte é abrangente”, afirmou.

Para ele, outro ponto importante é o de despertar nos alunos a sensibilidade. “Para reconhecer uma paisagem como um patrimônio fotográfico, material ou imaterial, é preciso ter um sentimento a respeito disso, e o fomento dessa sensibilidade é uma questão muito importante no conteúdo de artes, tanto que ele é obrigatório em toda a educação básica”.

O vereador Paulista falou da satisfação em fazer parte desse momento. “Cheguei em Poços de Caldas em 1984 e comecei a estudar na Escola Profissional Dom Bosco. Em uma oportunidade, fui convidado a participar de uma feira de ciências no Colégio Municipal. Já são quase 40 anos e esse momento está até hoje vivo em minha memória. Quando a professora Roberta me explicou essa iniciativa, a primeira coisa que pensei foi nessa minha experiência nos tempos de escola, e tenho certeza de que, assim como tive ótimas experiências naquele convívio, assim será com os alunos do CEPOC também. Então, fica meu agradecimento e os parabéns pelo projeto. Espero que, no futuro, aconteçam novas exposições, com outras escolas”, destacou.

As alunas Theodora Silvino e Anna Clara Azevedo, que leram o manifesto da mostra no evento de inauguração, compartilharam suas visões sobre o projeto. “É uma sensação incrível estar aqui, em um lugar tão grande e importante para nossa cidade, e expor a forma como vemos Poços de Caldas, que inclusive mudou com esse projeto, agora exploramos a cidade com mais profundidade”, disse.

A fotografia produzida por Theodora foi da Sra. Orlanda Conceição, a Dona Orlanda, reconhecida pelo Ministério da Cultura como mestre da cultura popular. “Ela tem 94 anos e é um patrimônio da cidade. Uma mulher negra com uma representação muito importante e ampla”, comentou a aluna do CEPOC.

Já Anna Clara, que fez uma imagem do Cristo Redentor de Poços, falou da satisfação em ter esse reconhecimento da Prefeitura e da Câmara. “É uma sensação muito boa ter o reconhecimento por esse projeto que a professora criou, de expressar nosso sentimento através da arte visual e da poesia”.

Adilson Martins, pai do estudante Vinícius Martins, também prestigiou a abertura da exposição. “Ficamos encantados de ver uma exposição dessas, primeiro por notar mais uma vez como nossa cidade é maravilhosa, e segundo por ver o Vinícius envolvido nesse projeto, que é uma oportunidade única. É um grande prazer presenciar esse momento”, declarou.

As visitas à exposição “Poços, poesia em imagens” podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.