Câmara recebe Escola Estadual Edmundo Cardillo e projeto Poços Promove Mulher
Alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo e mulheres atendidas pelo projeto Poços Promove Mulher estiveram na Câmara de Poços, neste mês de agosto. Dentro do projeto Câmara em Visita, desenvolvido pela Escola do Legislativo, eles conheceram as dependências da Casa, receberam informações sobre o papel do Poder Legislativo e votaram propostas de melhorias para a cidade.
Os estudantes de 1º e 3º anos da Escola Edmundo Cardillo foram recebidos pelo vereador Tiago Braz (Rede). “Foi um Câmara em Visita muito bacana, porque os jovens interagiram bastante, trouxeram muitas demandas e fizeram discussões muito avançadas sobre temas importantes da nossa cidade. A gente fica feliz de poder contribuir com isso, participar desse processo, para tentar, a cada dia, mostrar a importância do trabalho da Câmara Municipal”, ressaltou o vereador.
Entre outras propostas, os alunos apresentaram sugestões para transporte gratuito na rede pública, fiscalização e acompanhamento das questões relacionadas ao meio ambiente e cumprimento das normas de acessibilidade em espaços públicos e privados.
O professor Maxwell de Souza, que acompanhou os alunos, falou sobre a importância do projeto Câmara em Visita. “Muitos estão distantes dessa realidade, não sabem como funcionam as leis, qual é o papel dos vereadores. Então, é uma forma de estarem mais próximos dessa realidade que, muitas vezes, eles só veem pelas redes sociais ou pela televisão”, salientou.
Gabrielle Gonçalves Rodrigues, aluna do 3º ano, falou sobre a experiência. “Achei tudo muito interessante. Ainda mais por nós, alunos, termos a oportunidade de trazer pautas, os problemas que acreditamos que deveriam ser melhorados na escola e na cidade em geral”, disse.
As mulheres atendidas pelo Poços Promove Mulher foram recebidas pela vereadora Pastora Mel (União Brasil). Entre outras questões, abordaram: a necessidade de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação para ampliar as oportunidades às mulheres do projeto; parceria com novas empresas e proposta de horário flexível para mães sem rede de apoio; construção de uma sede para o Poços Promove Mulher.
O Poços Promove Mulher atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS, CREAS, Centro POP e serviços de acolhimento institucional. “Foi uma honra participar do Câmara em Visita. Além de contar sobre as ações do Legislativo e apresentar os espaços da Câmara, também tive a oportunidade de falar sobre o trabalho para as mulheres. Ainda há muito a ser feito e por isso continuamos trabalhando por Poços e por cada mulher de nosso município”, ressaltou a vereadora Pastora Mel.
Durante a visita, estiveram presentes Luíza Cagnani, Josiele Pereira e Thais Campos de Góes, psicólogas e facilitadoras do projeto Poços Promove Mulher.