Câmara recebe alunos dos projetos Poços Promove Jovem e Poços Promove Mulher

por Imprensa publicado 19/12/2023 18h50, última modificação 30/01/2024 18h32
Câmara em Visita
Câmara recebe alunos dos projetos Poços Promove Jovem e Poços Promove Mulher

Escolas, universidades e projetos sociais do município podem participar do Câmara em Visita

Na última semana, a Câmara de Poços recebeu alunos dos projetos sociais Poços Promove Jovem e Poços Promove Mulher, dentro do programa Câmara em Visita. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Douglas Dofu (União), e pela vereadora Luzia Martins (PDT).

O Câmara em Visita foi criado através da Resolução n. 658 e completou 22 anos em 2023. Centenas de instituições passaram pela Casa desde a implantação do projeto. Além de receberem informações sobre as atribuições dos vereadores e das Assessorias, os participantes discutem e votam propostas de melhorias para o município.

O Poços Promove Jovem e o Poços Promove Mulher atendem jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS, CREAS, Centro POP e serviços de acolhimento institucional Luíza de Almeida Cagnani, facilitadora dos projetos, ressalta a importância do Câmara em Visita para os atendidos. “Esse programa é muito importante para eles conhecerem o trabalho dos vereadores, para eles entenderem como funciona a dinâmica dentro da Casa e para que eles saibam que a Câmara é um espaço deles e que eles podem frequentá-lo”, ressaltou.

Durante a visita, os integrantes dos projetos conheceram algumas Assessorias, passaram pela sala de reuniões, foram até o saguão de entrada e conferiram a galeria dos ex-presidentes. Logo após, simularam uma reunião ordinária e discutiram pautas como a diminuição da idade para obter a Carteira Nacional de Habilitação, implantação de Internet Wi-Fi em todas as escolas do município, entre outros temas.

Para a vereadora Luzia Martins, abrir as portas do Legislativo é fundamental para que todos conheçam, de perto, o papel da Câmara. “O desconhecimento gera pensamentos equivocados. Portanto, são oportunidades de abrir a Casa Legislativa para que todos tenham acesso às informações, sobre como é a rotina dos vereadores. Proporcionar esse conhecimento de tudo o que o Poder Legislativo faz, de tudo que o Poder Executivo faz e dar a oportunidade dos cidadãos fazerem propostas, de votarem e presenciarem o processo democrático é o nosso papel. Então, eu acho que as visitas foram muito importantes, inclusive as discussões que eles trouxeram”, declarou.

Todas as escolas da cidade, tanto as públicas como as particulares, além das universidades e os projetos sociais do município, podem participar do Câmara em Visita. Os agendamentos devem ser feitos com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.