Câmara recebe alunos do projeto Poços Promove Jovem

Visita
Câmara recebe alunos do projeto Poços Promove Jovem

Gustavo Bonafé falou aos jovens sobre funções do Poder Legislativo

Duas turmas do projeto Poços Promove Jovem participaram, na última semana, do Câmara em Visita. Recebidos pelo vereador Gustavo Bonafé (PSDB), os alunos conheceram as dependências do Legislativo, receberam informações sobre as funções dos vereadores e discutiram, entre outras questões, a sugestão de uma lei para instituir no município um programa de preparação de jovens e adolescentes para o primeiro emprego.

O projeto Poços Promove foi lançado pela Prefeitura em novembro do ano passado, através da Secretaria de Promoção Social, e é voltado a jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é prepará-los para inserção no mercado de trabalho, por meio de oficinas e atividades que estimulem as potencialidades e desenvolvam competências pessoais e profissionais.

Os jovens estiveram na Câmara, em dois períodos, acompanhados da psicóloga Patrícia Cristine Rodrigues, responsável pela execução do Poços Promove Jovem. Ela explicou que o projeto aborda, basicamente, dois conteúdos: a orientação profissional e a preparação para inserção no mercado de trabalho. Para Patrícia, a visita trouxe bastante conhecimento aos estudantes. “Entendo que o ambiente de trabalho é uma extensão da nossa vida. A gente não é só nosso trabalho, somos várias outras coisas. Ao mesmo tempo, o trabalho compõe uma parte da nossa vida. Então, não tem como eu ser uma pessoa fora do trabalho e outra pessoa dentro do trabalho. Somos sempre os mesmos e esse espaço é muito importante politicamente. A palestra que os alunos tiveram com o Filipe [Assessor Técnico Legislativo da Câmara, que falou com os alunos antes da visita à Câmara], por exemplo, fez com que eles entendessem que nós todos somos políticos, não é somente quem está aqui dentro. Eles têm um papel enquanto seres políticos e tem papéis para cumprir enquanto cidadãos. Acho que aqui é um espaço muito interessante para eles entenderem isso”, conta.

Genilson Sampaio dos Santos é um dos jovens que frequenta, atualmente, as aulas do projeto. Ele ressalta que a visita à Câmara foi produtiva, “A visita foi muito boa, um aprendizado muito grande para mim no futuro. A gente conseguiu interagir, aprendemos bastante como funciona a votação dentro da Câmara. Dentro do projeto Poços Promove, essa visita também foi muito importante, pois vai mudar a cabeça de muita gente. É uma coisa única, o estudo a gente leva para vida inteira”, afirma.

O vereador Gustavo Bonafé destaca que os alunos vivem um momento diferente, que é a transição do colégio para o primeiro emprego. “Nessa fase, trabalhar questões de cidadania, de coletividade, de trabalho em equipe, essa visão de desenvolvimento da sua rua, do seu bairro, da sua cidade é muito importante e ajuda na formação de profissionais cada vez mais conscientes do seu papel perante as outras pessoas. Foi bastante produtivo nesse sentido. A gente pôde, também, a partir do projeto de lei proposto por eles, trabalhar a questão sistêmica daquela proposta. Ou seja, a proposta feita por eles foi a de tornar o Poços Promove Jovem uma política pública e isso não envolve apenas o emprego. Envolve também questões como redução da criminalidade na vida do jovem, a questão da saúde, melhoria no aspecto da educação, então são várias áreas atingidas por uma iniciativa que eles trouxeram”, comenta.

As escolas, faculdades e demais instituições que quiserem participar do Câmara em Visita devem entrar em contato pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.