Câmara recebe a exposição “Valorizando o Profissional de Educação Física”

por Imprensa publicado 05/09/2023 14h40, última modificação 15/09/2023 17h57
Câmara recebe a exposição “Valorizando o Profissional de Educação Física”

Exposição reúne um acervo fotográfico, medalhas e troféus

A exposição “Valorizando o Profissional de Educação Física e as Ações Esportivas” encontra-se no saguão de entrada da Câmara de Poços, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. A mostra foi organizada por servidores da Secretaria Municipal de Esportes, atendendo a um Requerimento do vereador Wellington Paulista (União Brasil).

Na última sexta-feira (01), aconteceu a abertura da exposição com a presença de vereadores, do secretário municipal de Esportes Fernando Henrique dos Santos, da secretária de Administração Ana Alice de Souza, da secretária municipal de Promoção Social Marcela de Carvalho Messias, do secretário municipal de Turismo Israel de Souza Pereira e de profissionais envolvidos na realização do trabalho. O levantamento de informações e a organização do material foram feitos pelas servidoras Andreia Martins e Silva, Alessandra Alvisi Costa e Dulceny Mesquita Ribeiro.

Além de parte do acervo fotográfico da Secretaria de Esportes, a exposição reúne uma galeria dos secretários que passaram pela pasta, troféus, medalhas e alguns banners de projetos realizados através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e do Edital de Concessão de Patrocínio. “A Secretaria de Esportes foi convidada para fazer a exposição fotográfica das ações realizadas por esta pasta ao longo dos anos. Foi criada uma comissão interna para que pudéssemos colher dados e apresentar o material. Nós separamos por ações, fizemos a galeria dos secretários, que conta a história desde 1948, quando ainda, na época, o termo utilizado era Conselho Municipal de Esportes. Em 1976, esse Conselho foi transformado em Secretaria e, desde então, tem a nomeação dos secretários através de Decretos e Portarias”, contou Andreia.

A exposição homenageia, ainda, três servidores que possuem mais de 40 anos de Secretaria de Esportes: Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, que também foi secretário, e as professoras Margareth Stano e Schirley Corrêa Franco. “A Secretaria nasceu das mãos dessas três pessoas. A partir daí, foi se compondo o elenco, tanto dos servidores administrativos e operacionais, como também de professores concursados. Outra homenagem é uma homenagem póstuma a alguns servidores que passaram pela Secretaria e, hoje, não estão entre nós, entre eles o José Eduardo Pereira, mais conhecido por Espigão, que foi administrador dos estádios de futebol e das praças esportivas por mais de 20 anos, e o senhor Samuel Ferreira, que trabalhou no administrativo”, lembrou Andreia.

O vereador Paulista, durante a abertura, ressaltou que esporte e qualidade de vida caminham juntos. “Praticar atividade física é essencial para a saúde, no entanto, cada prática tem suas características e exige cuidados especiais. Por isso, os profissionais de Educação Física são tão importantes na orientação e no desempenho dos que praticam as mais diversas modalidades esportivas e atividades físicas. Esta é uma singela homenagem a todos os profissionais da área, aos servidores da Secretaria e aos professores que trabalham incansavelmente no desenvolvimento de projetos e melhorias para o esporte de Poços”, declarou.

A mostra continua no saguão de entrada da Câmara pelos próximos dias. Confira a programação das próximas exposições na Agenda do Site da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br).