Câmara realiza sessão especial em homenagem à ADEFIP

por Imprensa publicado 23/11/2022 17h20, última modificação 30/11/2022 17h47
Câmara realiza sessão especial em homenagem à ADEFIP

Homenagem foi proposta pelo vereador Flavinho

Atendendo a um Requerimento do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), a Câmara realizou uma sessão especial em comemoração aos 35 da ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas). A homenagem aconteceu na noite da última terça-feira (22) e foi marcada pela entrega de uma placa à presidente da instituição Ana Paula Tranche.

Pessoas que fazem parte da história da ADEFIP, além de representantes de organizações parcerias que muito contribuíram para a história da entidade, também foram lembradas durante a cerimônia. Receberam um Diploma do Legislativo: Ana Mara Ceccato (Terapeuta Ocupacional); Flávia Barbosa Vasconcellos de Freitas (Fonoaudióloga); Eduardo Acácio Alves Barbosa (representando os mensageiros e o setor de teledoações); Laís Aparecida Barbosa (equipe administrativa); Flávio Togni de Lima e Silva (por contribuir na concretização do Centro de Reabilitação Multidisciplinar); Ana Paula Pereira (equipe técnica); Larisse Junqueira Mendes de Carvalho (coordenação técnica e pedagógica); Franchilin Dias – in memoriam (grande colaborador, foi representado pela esposa Maria Aparecida Martins); Gabrielle Gonçalves Dias (representando os assistidos); Edmo Gonçalves Alexandre (assistidos); Maria Chiara Feliciano (mãe de Geovanna Feliciano Vitti, assistida pela entidade); Maria Cristina Gonçalves (Instituto Alcoa); Melyssa Ribeiro Almeida e José Reginaldo Viana (Grupo Curimbaba); Alice Rosa Ramos e Maria Cristina Galvão (AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Em seu discurso, Ana Paula Tranche falou sobre o início do trabalho da ADEFIP. “Gostaria de agradecer ao Flávio e a todos os vereadores e servidores da Câmara que sempre apoiam o trabalho da ADEFIP. Sempre disse que ninguém faz nada sozinho, e eu realmente acredito nisso. A ADEFIP cresceu bastante a partir de um sonho coletivo, são 35 anos de muita história, muita luta e muito reconhecimento, que só foi possível porque muitas pessoas acreditaram nesse sonho. Tivemos aqueles que sonharam no início, começando a associação, depois, em 2005, iniciamos um sonho de ter um Centro de Reabilitação”, contou.

Para Ana Paula, o trabalho da instituição só se solidificou porque inúmeras pessoas acreditaram nele. “Lembro aqui de todas as pessoas que fazem parte da família ADEFIP, todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos que visualizaram na associação um lugar em que eles poderiam ter oportunidade de mostrar seu potencial. Parabenizo também toda a equipe, que no começo não passava de cinco profissionais voluntários e que hoje são mais de 80, desde a área da Saúde, Educação, Administrativo, Telemarketing”, disse.

Segundo o vereador Flavinho, a sessão especial marca a participação do Poder Legislativo nos 35 anos da ADEFIP. “A evolução da Associação se dá no dia a dia, passo a passo. Eu agradeço a Deus todos os dias por ter vivido parte dessa história e de hoje poder promover esse encontro, com a aprovação de todos meus colegas vereadores, que têm um pleno conhecimento do que é a ADEFIP. Ela é a cara de Poços de Caldas, ela transborda para o mundo o amor, o reconhecimento, a graça, a superação, e isso nos deixa orgulhosos”, comentou.

O parlamentar destacou que a entidade surgiu de um sonho que foi batalhado e construído dia a dia, concretizando-se. “Um grupo de jovens religiosos com um chamado para a realização de um trabalho voluntário para pessoas super especiais. Assim nascia a ADEFIP em 5 de junho de 1987. A reunião de um grupo de mães que enfrentava muitas dificuldades para levar os filhos com paralisia cerebral para tratamento em São Paulo tornava evidente a necessidade de um Centro de Reabilitação em Poços de Caldas. Em 2005 nasce um projeto, e, em 2 meses, 27 mil assinaturas foram colhidas em um abaixo-assinado que escancarou para o poder público e a população poços-caldense a potência dessas mães e o poder transformador de um sonho sonhado junto e de forma coletiva, com muita gente boa, acreditando, batalhando e trabalhando. A instituição se prepara para, no próximos dias, realizar outro grande sonho, que é ocupar uma sede própria, em um prédio que foi da AACD e foi reformado e ampliado pela e para a ADEFIP”, disse o parlamentar durante a sessão especial.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Promoção Social Carlos Eduardo Almeida, do capitão Adriano Souza Médice, representando o 29º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, e de inúmeras famílias atendidas pela ADEFIP. O Coral Alexandre Nunes Pereira foi responsável pela apresentação musical.