Câmara realiza encerramento oficial do Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 11/10/2023 17h50, última modificação 25/10/2023 15h45
Entrega de certificados aos estudantes
Câmara realiza encerramento oficial do Parlamento Jovem

Estudantes receberam um certificado pela participação no projeto

As atividades do Parlamento Jovem 2023 chegaram ao fim. Na tarde da última terça-feira (10), a Escola do Legislativo da Câmara de Poços fez a entrega de certificados as alunos que participaram desta edição, encerrando oficialmente o projeto. Vereadores, secretários municipais, estudantes, professores, diretores e familiares participaram da cerimônia.

O PJ em 2023 teve como tema Jovem e Mercado de Trabalho, dividido nos subtemas “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho", "Escolaridade e qualificação profissional" e "Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho". As propostas aprovadas pelos estudantes foram entregues aos vereadores de Poços e, na etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, o documento base, com as sugestões de todos os municípios que integram o PJ, foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na Plenária em BH, Poços foi representada pela aluna Letícia Azzola, do Colégio CEPOC.

Neste ano, fizeram parte do projeto as seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Padrão, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Sete de Setembro – COC, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, CEPOC – Centro Educacional Poços e Colégio Jesus Maria José.

O Polo Sudoeste teve a coordenação dos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé, com a participação das cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

Marcos Henrique Dias de Carvalho é estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo e participa pela segunda vez do Parlamento Jovem. Durante o encerramento, ele falou sobre seu entusiasmo com o projeto. “O Parlamento Jovem traz a perspectiva da política, quando ele coloca o jovem para ter acesso à informação. Eu, particularmente, não tinha muito acesso a esse tipo de informação e, após participar, eu comecei entender mais sobre política e sobre a divisão de poderes”, afirmou.

Sobre as oficinas realizadas no decorrer do projeto, Marcos destacou a importância desses encontros para conhecimento do Poder Legislativo e para o avanço das propostas. “Antes da gente começar a escrever as propostas, temos as oficinas que ensinam os papéis do vereador e do prefeito, no município, e do senador e presidente, no cenário nacional, por exemplo”, disse.

Para Amanda Badia Borges, do Colégio Jesus Maria José, as oficinas e palestras disponibilizadas pelo PJ auxiliaram em sua trajetória dentro do projeto. “O Parlamento Jovem tem várias oficinas e palestas que me ajudaram a desenvolver algumas habilidades que não tinha tanta evolução, como minha oratória. Os debates, tanto aqui de Poços, quanto em Guaxupé [na Plenária Regional], me ajudaram a desenvolver e abrir minha cabeça para vários debates que antes eu não pensava. Além disso, eu saio com a visão de que a política é algo mais próximo do que eu imaginava, pois parecia que era algo tão distante da população, principalmente de quem é mais novo. Agora, é algo bem mais próximo dos alunos”, comentou.

Para 2024, o tema do PJ será Melhorias no Ensino Escolar, pauta escolhida pelo próprios estudantes, durante a etapa estadual. “A Câmara de Poços encerra esta edição com o sentimento de gratidão e dever cumprido. Foi um trabalho muito produtivo e estamos prontos para a edição do próximo ano”, afirmou Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo.

O presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu (União) destacou o empenho e o compromisso dos estudantes. “Tive a oportunidade de acompanhar várias fases do projeto, tanto aqui na Câmara, quanto em outros municípios, e posso afirmar que os alunos trabalharam muito nas propostas. Chegamos ao final desta edição muito felizes e satisfeitos com o resultado. Mais uma vez, Poços coordenou o Polo Sudoeste, juntamente com Guaxupé, e deixo aqui meus cumprimentos a todos os envolvidos nesse projeto tão importante de educação cidadã”, declarou.

No final de 2023, têm início os preparativos para a próxima edição. As escolas que quiserem mais informações devem entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.