Câmara realiza abertura da exposição “Dia Nacional do Atleta Paralímpico”

por Imprensa publicado 22/09/2023 18h40, última modificação 28/09/2023 13h44
Comemoração
Câmara realiza abertura da exposição “Dia Nacional do Atleta Paralímpico”

Trabalho foi organizado pelo CIDEP, atendendo a um Requerimento do vereador Wellington Paulista (União)

Nesta semana, a Câmara de Poços realizou a abertura de uma exposição em alusão ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro. A mostra reúne fotos, troféus, medalhas e banners que retratam competições de atletas nas mais diversas modalidades. O trabalho foi organizado pelo CIDEP (Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico), atendendo a um Requerimento do vereador Wellington Paulista (União), com o objetivo de trazer um olhar diferenciado e propor uma reflexão sobre o tema.

O evento contou com a presença de vereadores, do secretário municipal de Esportes Fernando Henrique dos Santos e dos professores do CIDEP Eraldo Sandi dos Santos e Bruno Santos Pereira. A exposição ficará no saguão de entrada do Legislativo até 30 de setembro.

Eraldo Sandi ressaltou que o estímulo ao esporte paralímpico ganhou mais incentivo e investimento desde a fundação do CIDEP, em meados de 2002. O projeto teve como objetivo inicial fazer com que a pessoa com deficiência pudesse vivenciar o esporte. “Lá no início, a gente tinha muita dificuldade, pois para o deficiente praticar esporte paralímpico necessita de adaptações que são extremamente caras. Então, a gente não tinha material nenhum. Vou falar especificamente do Goalball, a gente tinha uma bola de medicine ball, que era muito pesada, amarrávamos com um monte de sacolinhas, colocávamos uma fita crepe, uma venda de pano nos olhos e começávamos a fazer uma atividade”, contou.

O professor destacou, ainda, que com a Lei de Incentivo ao Esporte e o apoio de empresas parceiras o CIDEP possui, hoje, uma estrutura diferenciada. “Nós, no sul de Minas, através do CIDEP, somos pioneiros em esportes paralímpicos. Por exemplo, no Festival Paralímpico que houve em maio, nós tivemos 275 inscrições aqui no município, enquanto Belo Horizonte teve um pouco mais de 180 inscrições. Então, a gente está com um fomento muito importante para essas modalidades”, afirmou.

Fernando Henrique dos Santos falou sobre a importância da exposição. “Uma exposição como essa serve para mostrar para as pessoas realmente o que é feito, como é visto atualmente o paradesporto. Hoje, nos tornamos uma referência nacional. Recentemente, estivemos em um evento nacional e Poços de Caldas, o CIDEP e o esporte paralímpico da nossa cidade foram muito exaltados. Atualmente, temos professores do CIDEP na Seleção Brasileira, também temos atletas poços-caldenses na Seleção. Portanto, isso demonstra como o esporte está se desenvolvendo. Não só o esporte tradicional, como o esporte paralímpico também está em constante crescimento e evolução”, declarou o secretário.

O vereador Wellington Paulista, sempre atento às demandas esportivas, falou de mais esta iniciativa. “O intuito dessa exposição é trazer o reconhecimento ao trabalho da CIDEP, um trabalho que se diferencia junto aos atletas, junto às famílias, criando oportunidades. Dentro disso tudo, nós sabemos que existem os eventos e a representatividade do município nestas questões só aumenta. Então, a Casa tem a oportunidade de valorizar estes profissionais que fazem a diferença no dia a dia, juntamente com seus atletas que se destacam no cenário nacional”, declarou.

As visitas à exposição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 09 às 18h.