Câmara promove última edição do Bingo da Cidadania no CIADI AMAS Zona Oeste
Encontro reuniu os idosos atendidos pela unidade para uma atividade sobre direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa
A Câmara Municipal de Poços de Caldas, por meio da Escola do Legislativo, realizou a última edição do ano do Bingo da Cidadania, no dia 25 de novembro. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI) AMAS Zona Oeste e reuniu os idosos atendidos pela unidade para uma atividade sobre direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa.
O projeto conta com a parceria da 25ª Subseção da OAB/MG, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, e tem alcançado diferentes regiões da cidade. Além de promover interação entre os participantes, o Bingo da Cidadania oferece um espaço de esclarecimento e troca de experiências sobre cidadania e envelhecimento ativo.
A coordenadora do CIADI AMAS Zona Oeste, Zildinéia Aparecida José, destacou os resultados da iniciativa. “Nossos assistidos tiveram um momento de convivência saudável, favorecendo a socialização entre os participantes e fortalecendo ainda mais os vínculos entre eles. A atividade constitui uma ação de lazer e proporcionou bem-estar emocional a todos os envolvidos. Por mais bingos no Centro Dia!”, ressaltou.
A vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Poços de Caldas, Josiane Carvalho Vargas do Lago, ressaltou a importância das unidades de atendimento diurno para o município. “O Centro Dia, enquanto política pública de atendimento diurno à pessoa idosa, é uma iniciativa essencial e cada vez mais necessária nos municípios. Poços de Caldas é privilegiada por contar com quatro unidades em funcionamento, e o Bingo da Cidadania nos permitiu estar mais próximos do público atendido, ouvindo suas vozes, experiências e necessidades”, disse.
Josiane também destacou a atuação da Comissão da OAB nas atividades. “A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa participou ativamente da ação, oferecendo os brindes distribuídos em cada rodada e, principalmente, levando informação jurídica acessível sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. A atividade promoveu integração, abordou temas relevantes sobre direitos e garantias, esclareceu dúvidas e reforçou a importância da conscientização sobre a proteção e o respeito à pessoa idosa”.
A diretora da Escola do Legislativo, Taís Ferreira, enfatizou que o projeto vem sendo aprimorado e a expectativa é que novas entidades sejam atendidas em 2026. “Tivemos um ano muito produtivo, com parcerias e visitas que levaram informações muito importantes ao público idoso. Esperamos que, no próximo ano, o Bingo da Cidadania seja ampliado e possa percorrer outras regiões da cidade”, declarou.
Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (35) 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.