Câmara Municipal realiza audiência sobre segurança pública em Poços de Caldas

por Imprensa publicado 11/11/2025 16h25, última modificação 14/11/2025 17h04
Debate
Câmara Municipal realiza audiência sobre segurança pública em Poços de Caldas

Durante o debate, os participantes apresentaram diferentes perspectivas sobre os desafios da segurança na cidade

No final do mês de outubro, a Câmara Municipal de Poços de Caldas realizou uma audiência pública para discutir a segurança pública no município, proposta pelo vereador Kleber Silva (NOVO), por meio do Requerimento nº 729/2025. O encontro, realizado no Plenário da Casa, reuniu representantes do poder público, forças de segurança, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos que relataram preocupações e apresentaram propostas sobre o tema.

A mesa da audiência foi composta pelo vereador Kleber, que presidiu os trabalhos, além de Celso Donato de Morais Filho (Secretário Municipal de Serviços Públicos); Dr. Luís Augusto de Faria Cardoso (Secretário Municipal de Saúde); Marcela Brito de Carvalho Messias (Secretária Municipal de Assistência Social); Rafael Franklin (Coordenador da Rede de Atenção Psicossocial); Inspetor Daniel Souza Vieira (Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Poços de Caldas); Capitão Emerson de Araújo Garro Brito (Chefe da Seção de Emprego Operacional - Polícia Militar); Capitão Luciano Alves Ferreira (Comandante da 162ª Companhia - Polícia Militar); Capitão Michel da Silva Galeno (Comandante da Companhia Tático Móvel - Polícia Militar); Inspetor Marcelo Gavião Bastos (Diretor da Guarda Civil Municipal); Dr. Carlos Eduardo de Cássio Ramos (Representante da 25ª Subseção da OAB em Poços de Caldas); Carla Jesus Terra de Renna (Líder Comunitária do Bairro Campos Elíseos); e Juliana Romeiro Barbosa Egima (Presidente da Associação dos Bares e Restaurantes de Poços de Caldas).

Durante o debate, os participantes apresentaram diferentes perspectivas sobre os desafios da segurança na cidade. A presidente da Associação de Bares e Restaurantes, Juliana Romeiro, destacou a preocupação dos comerciantes com os furtos na região central e o impacto no turismo. “Temos acompanhado uma crescente sensação de insegurança, especialmente no centro da cidade. Isso preocupa significativamente os comerciantes e impacta diretamente o turismo”, afirmou. 

Para ela, participar do debate no Legislativo representa um avanço. “Quando somos convidados a participar, entendemos que há uma intenção de melhorar a segurança dos comércios. Isso nos traz esperança de um futuro melhor”. 

A líder comunitária Carla Jesus Terra de Renna levou à audiência as demandas do bairro Campos Elíseos, como a manutenção da iluminação pública e o controle de animais soltos. Para ela, a presença dos líderes comunitários nesses espaços é essencial. “O líder comunitário é o porta-voz da comunidade onde vive. As autoridades precisam ouvir o que temos a dizer, porque somos nós que vivemos o dia a dia e sabemos onde estão os maiores riscos”, afirmou.

Representando a Polícia Militar, o Capitão Luciano Alves Ferreira, comandante da 162ª Companhia, reforçou a importância do diálogo entre as instituições e a população. “Essas audiências são oportunidades de tomar conhecimento de situações que, muitas vezes, não chegam ao nosso alcance no dia a dia. Também é uma forma de prestar contas à população, mostrando o que a Polícia Militar faz e como o sistema de segurança pública funciona como uma engrenagem, da qual fazem parte diversos órgãos e também os cidadãos”, explicou. 

Além das autoridades da mesa, diversos cidadãos se inscreveram para fazer uso da palavra. Moradores do bairro Cascatinha manifestaram preocupação com a localização da casa de passagem no bairro, relatando episódios de insegurança e pedindo a transferência do imóvel para outra área. Além disso, comerciantes do centro e relataram prejuízos e o sentimento de vulnerabilidade diante de furtos e assaltos. Outros temas abordados foram a falta de segurança para os mototaxista, o aumento dos furtos de fiação elétrica e a segurança de crianças e adolescentes nas escolas.

O vereador Kleber destacou que os encaminhamentos e propostas apresentadas durante a audiência serão utilizadas para avançar em ações concretas. “Nós vamos trabalhar agora para formar um grupo de estudo e trabalho. Segurança pública é um ponto importantíssimo e precisa se adaptar, pois a cidade cresceu, muita gente está chegando, indústrias se instalaram e tudo mudou. A segurança pública passa pelo crescimento da cidade. Agora vamos criar um trabalho junto com a população, com as entidades públicas e todos os órgãos envolvidos, e dar sequência para poder trabalhar junto com o Executivo”, afirmou.

A íntegra da audiência pública está disponível no canal da Câmara Municipal de Poços de Caldas no YouTube.

registrado em: