Câmara Municipal encerra atividades do Parlamento Jovem 2025
Entrega dos certificados a alunos de Poços marca, oficialmente, a conclusão de mais uma edição do PJ no município
Os alunos que participaram do Parlamento Jovem 2025 receberão, na próxima terça-feira (14), às 14h, no Plenário, o certificado de participação no projeto, marcando o encerramento das atividades deste ano. O tema de 2025 foi “Juventude e Direitos Culturais”.
O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e Câmaras Municipais. O objetivo é promover a formação política e cidadã dos jovens, despertando o interesse pelo exercício da democracia e possibilitando o conhecimento do processo legislativo.
Ao longo dos últimos meses, os estudantes participaram de oficinas de formação, grupos de trabalho e Plenárias Municipal, Microrregional e Estadual. Na fase municipal, foram aprovadas propostas como a criação de uma agenda cultural para promover eventos gratuitos e dinâmicos nas instituições de ensino e o desenvolvimento de um aplicativo para reunir informações sobre patrimônio e atividades culturais da cidade.
Na fase estadual, a Câmara de Poços foi representada pela aluna Allana Taconi de Barros, da Escola Profissional Dom Bosco. As atividades ocorreram em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 19 de setembro. Durante o evento, 150 estudantes, representando 149 municípios, aprovaram o documento final com 12 propostas priorizadas. Entre elas a que prevê a disponibilização de oficinas e outras manifestações artísticas coordenadas por jovens, com a prioridade para municípios com menos opções de cultura.
O documento final com as demandas foi entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As sugestões podem ser transformadas, entre outras iniciativas, em Projetos de Lei e em Requerimentos de providências aos órgãos públicos.
Para 2026, o Parlamento Jovem já tem tema definido: Inclusão social da pessoa com deficiência e com neurodivergência. Os subtemas são “Enfrentamento ao capacitismo e à violência”, “Direito à informação e à comunicação” e “Espaços acessíveis e ambientes inclusivos”.
A entrega dos certificados a alunos de Poços marca, oficialmente, a conclusão de mais uma edição do PJ no município.