Câmara lança Parlamento Jovem 2020

por tatiana — publicado 11/03/2020 16h20, última modificação 16/11/2020 12h39
Parlamento Jovem
Câmara lança Parlamento Jovem 2020

No decorrer do ano, os alunos participam de várias atividades na Câmara

Na última sexta-feira (06), a Câmara de Poços realizou o lançamento do Parlamento Jovem 2020. A cerimônia contou com a presença dos alunos e professores das nove escolas participantes, dos componentes da mesa de honra: Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), presidente da Casa; Vanderlei Ferreira dos Santos, presidente da Câmara de Botelhos; professora Maria Teresa Mariano, geógrafa e mestre em ciências da engenharia ambiental; Maria Cecília Figueiredo Opípari (PT), 1ª secretária da Câmara de Poços e vice-presidente da Comissão das Águas; Gustavo Bonafé (PSDB), vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão de Legislação Participativa, Álvaro Assumpção Cagnani (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Beatriz Sales da Silva, analista educacional pedagógica da Superintendência Regional de Ensino, além dos vereadores Pedro Magalhães (PSDB), Lucas Arruda (Rede) e Antonio Carlos Pereira (DEM).

Este ano, o tema do projeto é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dividido nos subtemas: Mudanças climáticas e Proteção da biodiversidade; Práticas sustentáveis e Desenvolvimento econômico; e Recursos hídricos e Saneamento básico. Durante o lançamento, os alunos assistiram a um vídeo e participaram de uma dinâmica que envolveu o tema que será abordado durante o ano. Em seguida, a professora Maria Teresa ministrou a primeira oficina de formação temática, e falou sobre os desafios da conscientização ambiental, sustentabilidade, a ação do homem no planeta, política ambiental e ainda destacou a importância de conscientizar os jovens sobre estar integrado na comunidade, respeitando o meio ambiente e a vida como um todo.

A coordenadora do projeto em Poços, Tais Ferreira, destaca que o objetivo do Parlamento Jovem é proporcionar conhecimento sobre o Legislativo e sua função na comunidade. Para ela, todo encontro é um aprendizado.

Cada lançamento do Parlamento Jovem é muito animador, pois não só os estudantes aprendem com a temática que será trabalhada, mas todos nós que estamos envolvidos no projeto. É muito bom poder perceber que a cada edição nós cumprimos o nosso objetivo, que é permitir que os estudantes entendam a função legislativa e o papel de cada um na sociedade, além de propor soluções para as demandas da população”, diz.

Ao final do evento os participantes receberam mudas de plantas medicinais, doadas pelo Jardim Botânico de Poços de Caldas

Sobre as escolas e o projeto

Em 2020, nove escolas participam do Parlamento Jovem: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Estadual Profª Cleusa Lovato Caliari, Escola Estadual David Campista, Centro Educacional Poços (CEPOC), Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Objetivo Poços e Escola Profissional Dom Bosco.

Após o lançamento, várias atividades são realizadas pela Câmara. Além das oficinas, os alunos participam das plenárias municipal e regional para a discussão do tema principal e votação de propostas. As sugestões selecionadas nos municípios são levadas à plenária estadual, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, oportunidade em que o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e educação legislativa, que tem o objetivo de proporcionar, aos estudantes do ensino médio, a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação nos Poderes Legislativos, tanto municipal, quanto estadual. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Passos, Botelhos, Caldas e Itaú de Minas.