Câmara discute o tema Saúde dos Idosos

por Imprensa publicado 16/11/2023 18h15, última modificação 23/11/2023 18h29
Audiência pública
Câmara discute o tema Saúde dos Idosos

Várias pessoas se inscreveram para apresentar sugestões de melhorias na qualidade de vida da terceira idade

Na última semana, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública para discutir a Saúde dos Idosos. O encontro foi proposto pelo vereador Wellington Paulista (União), tendo em vista as diversas demandas relacionadas ao tema.

Participaram do debate representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Promoção Social, da Associação Metodista de Ação Social e do Conselho Municipal do Idoso. Várias pessoas também se inscreveram para apresentar sugestões de melhorias na qualidade de vida da terceira idade.

Marcela Carvalho Messias, secretária de Promoção Social, falou sobre as ações que vêm sendo executadas em Poços e, também, sobre as dificuldades ainda existentes nessa área. “A gente trabalha na garantia de direitos dos idosos. Portanto, nessa questão, nós temos os serviços de ILPI, criamos agora novos Centros de Atendimento ao Idoso para fazer um trabalho de proteção. A maior questão, atualmente, é a expectativa de vida dos idosos. Ela vem aumentando a cada dia e, muitas vezes, não tem quem cuide. Fica para o município fazer as ações de cuidado e do que é mínimo para garantir a qualidade de vida do idoso”, relatou.

Ainda sobre o cuidado e o acompanhamento, Marcela falou da importância das Instituições de Longa Permanência. “Nós temos as Instituições de Longa Permanência, onde os idosos ficam e o município tem feito parcerias para garantir tal política pública”, declarou.

Os inscritos para uso da Tribuna fizeram diversas considerações acerca do tema. Adriana Diniz dos Santos apresentou o projeto Capoterapia na Saúde do Idosos, que consiste em uma terapia corporal própria, inserida no contexto das terapias alternativas e integrativas, inspirada nos elementos lúdicos da musicalidade da capoeira e nos instrumentos de percussão, ritmos e linguagens cognitivas de sonoridade. A prática contempla todas as idades e classes sociais, respeitando as condições físicas, potencialidades, limites e características individuais de cada um.

Henriette Delavechia, fisioterapeuta e mestre em Gerontologia Social, fez uma apresentação sobre “Qual seria o melhor lugar do mundo para se viver na velhice”, enfatizando que “A velhice é a colheita farta de tudo que plantamos durante a vida”. Também utilizaram a Tribuna Paulo Danilo Vieira Avilla, ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Andréia Cristina Jerônimo, que acompanha e cuida de idosos na família, e Allan Reginaldo Batista, analista de Serviços Sociais do SESC Poços de Caldas. Todos fizeram considerações importantes sobre saúde e atenção ao idoso.

O secretário adjunto de Saúde, Carlos Eduardo de Almeida, comentou a respeito das políticas que já existem no município, hoje, para garantia do bem-estar do idoso. “Primeiro, é importante a gente dizer que quando a gente trata a saúde do idoso não necessariamente a gente faz uma tratativa só da saúde física. Após quase 20 anos na Promoção Social, entendo que a saúde do idoso perpassa por diversas áreas. A Secretaria Municipal de Saúde apresenta ações desde a atenção básica. Temos, aproximadamente, 24 mil idosos acompanhados nos nossos PSFs e, através da atenção básica, fazemos todo o acompanhamento do idoso nas nossas unidades, sejam Unidades Básicas de Saúde ou PSFs”, ressaltou.

Carlos citou, também, um projeto em desenvolvimento no município, que é o Ambulatório de Atenção ao Idoso. “O que nós temos de diferenciado é que, através de um Ambulatório de Atenção ao Idoso, que é um serviço novo que a Secretaria de Saúde ainda está desenvolvendo, através de três médicos concursados e com vasta experiência na área, para receber idosos que precisam de um atendimento mais especializado ou até com outros profissionais, através de uma equipe multidisciplinar. Então, em um contexto geral, a gente entende que a população idosa de Poços de Caldas tem um acompanhamento na área da saúde bastante importante”, afirmou.

A diretora de Programas de Saúde, Welles Meire Cava, reforçou a questão do atendimento na Atenção Básica, citando ações desenvolvidas pelo município, como os Grupos de Convivência, os Grupos de Atividade Física, atendimentos domiciliares, entre outras. Também estiveram presentes na audiência os médicos Dr. Márcio Luís de Souza Alves, Dra. Ana Cláudia Rezende Silveira e Dra. Flávia Mila de Oliveira, que atuam no atendimento ao idoso, além da vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso Marta Cilene da Silva e da psicóloga da Associação Metodista de Ação Social Vileide Soares Camargo.

Para o vereador Paulista, foi um momento de colher as demandas da população e avaliar o que ainda precisa ser feito para melhorar a saúde dos idosos. “Foram apresentadas sugestões importantes e também foi uma oportunidade das Secretarias falarem o que vem sendo feito. As políticas públicas voltadas aos idosos precisam ser constantes e o papel do vereador é esse, ouvir e intermediar ações que possam aprimorar o atendimento. Tudo o que foi discutido será levado adiante para que o município, através dos setores competentes, possa executar ações, pensando no futuro dos idosos de Poços de Caldas”, disse o parlamentar.

O vídeo da audiência, com todas as apresentações feitas, está disponível na página da Câmara no YouTube.