Câmara de Poços promove audiência pública sobre políticas de combate ao racismo

por Imprensa publicado 19/09/2025 17h30, última modificação 29/09/2025 09h33
Debate
Câmara de Poços promove audiência pública sobre políticas de combate ao racismo

Audiência atende a um Requerimento do vereador Tiago Braz (REDE)

A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, na próxima quarta-feira, 24 de setembro, às 18h30, no Plenário, uma audiência pública com o tema “Racismo se combate com políticas públicas: por uma igualdade racial real e urgente”. A iniciativa atende ao Requerimento nº 1775/2025, de autoria do vereador Tiago Braz (REDE).

Segundo o parlamentar, o objetivo é abrir um espaço de diálogo sobre propostas concretas para o enfrentamento do racismo estrutural e institucional. “Nossa luta sempre foi para que o debate sobre igualdade racial não ficasse restrito ao mês da Consciência Negra ou às festividades de maio, mas acontecesse de forma contínua, ao longo de todo o ano”, destaca.

Braz lembra que, recentemente, foi criada a primeira coordenação municipal dedicada exclusivamente a essa pauta. O vereador ressalta, ainda, que a rede formada em torno da igualdade racial já tem promovido ações e capacitações mensais, fortalecendo políticas públicas no município.

Foram convidados para compor a Mesa de Debates representantes do Executivo, de movimentos sociais, organizações afro-brasileiras, lideranças negras e Conselhos Municipais. A expectativa é reunir diferentes vozes para construir soluções que promovam a igualdade racial e étnica em âmbito municipal.

A audiência também dará visibilidade a avanços locais, como a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (COMPIRÉ), da Divisão de Políticas da Promoção da Igualdade Racial e Étnica e da Rede de Promoção da Igualdade Racial, iniciativas que buscam articular e implementar ações antirracistas na cidade.

A população poderá acompanhar o evento ao vivo pelas redes sociais da Câmara (Facebook e YouTube). Os interessados em fazer uso da palavra devem se inscrever até as 18h da segunda-feira, 22, para uso da Tribuna Popular. Propostas e perguntas podem ser enviadas, durante a audiência, pelo WhatsApp (35) 3729-3800.

registrado em: