Câmara de Poços participa da Plenária Microrregional do Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 13/07/2022 16h30, última modificação 02/08/2022 17h21
Educacao para cidadania
Câmara de Poços participa da Plenária Microrregional do Parlamento Jovem

Alunos do Polo Sudoeste estiveram em Muzambinho para a Plenária Microrregional

A Câmara de Poços marcou presença na etapa Microrregional do Parlamento Jovem de Minas. Os alunos que participam do projeto em 2022 estiveram na cidade de Muzambinho, no dia 08 de julho, para mais uma atividade. Acompanhados de estudantes de Albertina, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde e Muzambinho, selecionaram propostas sobre o tema Saúde Mental do Jovem para a fase regional.

Entre outras sugestões, foram aprovadas pelos alunos: incluir as famílias beneficiarias de programas sociais, como o Auxilio Brasil, em programas municipais de acompanhamento psicológico periódico, através da criação de núcleos de apoio; implantação nos municípios da “Semana da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”, em parceria com escolas municipais e estaduais, oportunidade em que serão desenvolvidas atividades esportivas, artísticas e rodas de conversa mediadas por especialistas; elaboração de um aplicativo e um site que forneçam suporte à saúde mental dos jovens, com funções como diagnóstico rápido, plataforma de denúncias e conhecimentos gerais sobre aspectos psicocognitivos.

Ainda durante o encontro, foram escolhidos os alunos que participarão da Plenária Regional, que acontece em Poços no dia 10 de agosto, na Câmara Municipal. Representando o município, farão parte dessa fase Lais Campos Cassella (Colégio Sete de Setembro – COC), Millena Gobbo Iaccino (CEPOC), Natanael Henrique dos Santos (Escola Padrão), Samara Serpa Franco (Escola Profissional Dom Bosco) e Victória Freitas Ribeiro (Polivalente).

A diretora da Escola do Legislativo e coordenadora regional do Projeto Tais Ferreira e os vereadores Douglas Dofu (UNIÃO) e Lucas Arruda (REDE) acompanharam as atividades em Muzambinho. O evento contou, ainda, com a presença do presidente da Câmara de Muzambinho Gilmar Labanca, do presidente da Câmara de Bandeira do Sul Denis Prates, da presidente da Câmara de Cabo Verde Maísa Gianini e do vereador de Albertina Danilo Silvieri.

Nos dias 06 e 07 de julho, aconteceram outras duas Plenárias Microrregionais com os demais municípios que fazem parte do Polo Sudoeste, coordenado pela Câmara de Poços. O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

registrado em: