Câmara de Poços participa da Plenária Estadual do Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 29/09/2022 17h25, última modificação 11/10/2022 16h37
Atividades em Belo Horizonte
Câmara de Poços participa da Plenária Estadual do Parlamento Jovem

Polo Sudoeste esteve presente no evento, que reuniu representantes de mais de 100 Câmaras de Minas

A Câmara de Poços esteve na etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2022, na cidade de Belo Horizonte. O evento aconteceu na última semana, entre os dias 21 e 23 de setembro, e reuniu cerca de 150 jovens de 130 Câmaras Municipais do estado. Poços foi representada pela estudante Victoria Freitas Ribeiro, da Escola Estadual Professor Arlindo Pereira (Polivalente).

Também participaram das atividades a diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Poços e coordenadora regional do Polo Sudoeste Tais Ferreira e os vereadores Douglas Dofu (UNIÃO) e Kleber Silva (NOVO). No primeiro dia, os alunos foram recepcionados pela equipe da coordenação estadual e participaram de uma vivência de entrosamento, com improvisos teatrais sobre os três temas que estavam pautados para a próxima edição do projeto.

Na quinta-feira, os estudantes apresentaram suas defesas durante a escolha do tema para a edição 2023: "Jovem e educação financeira", "Jovem e acesso à cultura" e "Jovem e o mercado de trabalho", sendo este último o eleito. No momento da escolha, tanto os alunos que estavam em BH, como também aqueles que participavam de forma remota, puderam votar. No período da tarde, foram realizados os grupos de trabalho, ocasião em que eles analisaram e priorizaram as propostas sobre Saúde Mental do Jovem, tema de 2022, que constavam no documento base da Plenária Estadual.

A sexta-feira foi marcada pela realização da Plenária, com a presença de representantes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e de Câmaras Municipais do estado. Ao todo, os alunos aprovaram 12 propostas, entre elas: concessão de isenção de ICMS na importação de medicamentos destinados a pacientes com alterações neuroquímicas/transtornos neurológicos; realização trimestral de festivais regionais pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, tendo como objetivo central a troca de experiências por meio de oficinas de poesia, música e teatro, sempre visando à saúde mental e a integração do jovem em sua comunidade; promoção de incentivos fiscais aos cuidados da saúde mental por meio da educação digital, sendo obrigatória a divulgação e a promoção com a exibição e circulação nas mídias sociais, nas emissoras de TV e na comunicação estatal.

As propostas aprovadas foram encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG e motivarão Requerimentos e Projetos de Lei dos deputados. Paralelo às atividades dos estudantes, os coordenadores tiveram um encontro para apresentar as boas práticas de diversos polos regionais. Tais Ferreira apresentou as ações do Polo Sudoeste. "Abordei na minha fala a importância de descentralizar as atividades da sede regional. Este ano, além da Plenária Regional que aconteceu em Poços de Caldas, realizamos um encontro regional, na cidade de Passos, e três Plenárias Microrregionais nas cidades de São Sebastião do Paraíso, Carmo do Rio Claro e Muzambinho. Assim, conseguimos dar protagonismo a outras Câmaras do polo, além de poder contemplar um número maior de estudantes em etapas fora de seu município", contou.

A coordenadora falou, também, sobre o apoio que é dado às Câmaras ingressantes e coordenadores novatos. "Há dois anos, estamos realizando uma formação específica para coordenadores do Polo Sudoeste, onde apresentamos sugestões de como realizar as mobilizações dos estudantes, realizar oficinas de formação política e temática, a dinâmica dos grupos e trabalhos e Plenárias, além de ferramentas para a gestão do projeto, como cronogramas, modelos de fichas de inscrições e termos de autorizações. Este treinamento tem trazido ótimos resultados no compartilhamento de recursos entre as Câmaras e maior entrosamento entre os coordenadores, o que reflete na formação dos estudantes”, ressaltou Tais.

A aluna Victoria Freitas comentou sobre sua participação em todas as etapas do PJ 2022. “As atividades da Plenária Estadual, diferente das etapas municipal e regional, foram mais extensas, com um número grande de pessoas. Todos muito politizados, então cada proposta discutida era uma grande oportunidade de aprender um pouco mais. Todo o caminho pelo projeto me incentivou em muitos âmbitos da minha vida, tanto no quesitos político, como também no escolar e profissional. Aprendi muito, aprendi a interagir, debater, coisas que já tinha interesse, mas ainda não estava aflorado. O PJ, com certeza, me ajudou e ajudou outros jovens. Sua existência e sua luta são muito importantes, um enorme incentivo para que mais jovens participem da política”, afirmou a representante de Poços.

Os preparativos para a edição 2023 do PJ já tiveram início. As Câmaras interessadas devem se inscrever através do Portal da ALMG até o dia 20 de outubro.