Câmara de Poços marca presença no VII Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo

por Imprensa publicado 02/09/2025 16h35, última modificação 08/09/2025 09h16
Fortalecimento da educação cidadã
Câmara de Poços marca presença no VII Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo

Taís Ferreira e Marcos Maciel apresentaram o aplicativo às Câmaras presentes no evento

A Escola do Legislativo da Câmara de Poços esteve, entre os dias 20 e 22 de agosto, na cidade de São Lourenço para o VII Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo. O evento reuniu mais de 25 instituições, incluindo Câmaras Municipais, ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e ABEL (Associação Brasileira de Escolas do Legislativo).

Poços foi representada pelos vereadores Douglas Dofu (União Brasil), presidente do Poder Legislativo, e Tiago Braz (REDE), além dos dos servidores Taís Ferreira, diretora da Escola do Legislativo, e Marcos Maciel. Durante o encontro, eles apresentaram ao público presente o aplicativo E-LegisPC, ferramenta que poderá que poderá ser replicada por qualquer instituição mediante Acordo de Cooperação Técnica.

O encontro contou com inúmeras atividades, entre elas quatro oficinas: Engajamento Digital para Educação Cidadã; Agenda 2030 e as Escolas do Legislativo; Geração Alfa em Foco: novas vozes para um futuro em construção; Inteligência Artificial e as eleições: impactos e cuidados na democracia. Houve, ainda, uma feira interativa com vários estandes, entre eles o da Câmara de Poços (E-LegisPC). Também participaram as cidades de Carvalhópolis (Projeto Verdejando” e “Equimove”, Pouso Alegre (Coleção em Miúdos), Varginha (projetos institucionais) e São Lourenço (Trilha da Democracia e Parlamento Jovem.

Outros destaques foram a palestra “Parlamento: um poder que aprende”, ministrada por Guilherme Ribeiro, professor da ALMG, e a mesa-redonda “Superando barreiras: como as Escolas do Legislativo podem evoluir mesmo com pouca estrutura”, com exposições de Florian Madruga (ABEL), Ruth Schmitz (ALMG), Sandro dos Santos (Carvalhópolis) e Madu Macedo (Pouso Alegre), sob a mediação de Mariane Papini (São Lourenço).

Taís Ferreira, da Escola do Legislativo de Poços, é também vice-presidente da ABEL. No primeiro dia do evento, ela representou a associação e pôde falar sobre a ampliação das Escolas do Legislativo em todo o Estado. “Estamos muito felizes com ao avanço das ações de educação cidadã em todo o país e, principalmente, em Minas Gerais. Um grande passo que demos no encontro em São Lourenço foi a discussão sobre a formalização da Rede Mineira, com a constituição de um comitê gestor descentralizado e rotativo. Esse comitê será responsável pela divulgação e comunicação social, pela guarda de documentos e arquivos e, principalmente, pela captação e gestão de recursos financeiros”, conta.

A diretora da Escola de Poços ressalta, ainda, que a expectativa é a efetivação desse encaminhamento até 2026. “Temos trabalhado muito nessa construção coletiva e saímos desse último encontro bastante entusiasmados, confiantes de que teremos uma Rede Mineira ainda mais forte a atuante”, afirma.

Outro encaminhamento do encontro foi a sinalização de Câmaras com interesse em replicar o aplicativo da Escola do Legislativo de Poços. O Poder Legislativo já assinou Acordos de Cooperação Técnica com os municípios São José do Rio Pardo, Hortolândia e Mairiporã. O objetivo é o compartilhamento da metodologia e tecnologia desenvolvidas, possibilitando a adaptação e a distribuição do E-LegisPC.

registrado em: