Câmara de Poços assume coordenação regional do Parlamento Jovem de Minas

por Imprensa publicado 22/01/2021 16h10, última modificação 29/01/2021 18h12
Polo Sudoeste
   Câmara de Poços assume coordenação regional do Parlamento Jovem de Minas

Presidente da Câmara de Poços e diretora da Escola do Legislativo visitaram a Câmara de Guaranésia para apresentar o Parlamento Jovem

Pela segunda vez, a Câmara de Poços de Caldas assume a coordenação regional do projeto Parlamento Jovem de Minas. Na última quinta-feira (21), o presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor da Silva (PSC), e a diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira estiveram na cidade de Guaxupé para discutirem detalhes da mudança. Atualmente, a cidade vizinha estava à frente do Polo Sudoeste, formado por Poços, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Caldas, Passos, Itaú de Minas e Botelhos.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.

À frente da coordenação, Poços será sede do polo e abrigará a plenária regional do projeto. “É uma grande responsabilidade, mas também uma grande satisfação para a Escola do Legislativo coordenar o polo regional. Poços já realizou treze edições do Parlamento Jovem e tenho certeza que esta experiência contribuirá para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, especialmente de apoio às Câmaras novatas no projeto”, ressalta Tais Ferreira.

O presidente e a diretora estiveram também em Guaranésia, com o objetivo de apresentar o Parlamento Jovem aos vereadores da cidade. Participaram da reunião o presidente da Câmara de Guaranésia, vereador Edilson Jorge Pedreiro, o presidente da Câmara de Guaxupé, vereador Donizetti Luciano do Santos, além do diretor e da coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Guaxupé, Pedro Alves e Jennifer Rodrigues Sá.

Durante o encontro, foram apresentadas as etapas, possíveis custos, diretrizes e o passo a passo para inscrição. Na ocasião, a Câmara de Guaranésia foi convidada, oficialmente, para integrar o Polo Sudoeste. Durante todo o mês de janeiro, os coordenadores do projeto estão mobilizando outras Câmaras a se inscreverem para a edição 2021.

O presidente da Câmara de Poços, vereador Marcelo Heitor, destaca que o projeto Parlamento Jovem trabalha a educação política para os jovens e que o contato com as Câmaras da região é muito importante. “É muito válida essa aproximação com as Câmaras e fizemos o convite à cidade de Guaranésia para que faça parte do Polo Sudoeste. Tenho certeza que contribuirão bastante nesse processo. Quero ressaltar, também, a coordenação regional que a Câmara de Poços assumiu, uma ação muito importante. É motivo de alegria e de muita responsabilidade estar à frente do projeto na região. Vejo com bons olhos essas atividades e vamos poder desenvolver um trabalho com a Escola do Legislativo que será muito bom para Poços e as demais cidades”, declara.