Câmara de Poços apresenta Cartilha Cidadania para os Pequenos no XXXVI Encontro da ABEL

por Imprensa publicado 18/11/2022 19h05, última modificação 25/11/2022 18h23
Educação para cidadania

Publicação da Escola do Legislativo da Câmara de Poços foi apresentada durante Encontro da ABEL

Na última semana, aconteceu o XXXVI Encontro da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), em Recife. A Câmara de Poços marcou presença no evento, oportunidade em que a diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira e o vereador Douglas Dofu (União Brasil), presidente do Conselho Consultivo, apresentaram ao público presente a Cartilha Cidadania para os Pequenos, primeira publicação da Escola do Legislativo destinada a estudantes em fase de alfabetização.

A Cartilha foi lançada em agosto desse ano e aborda a divisão de Poderes em uma linguagem lúdica. As crianças podem pintar, desenhar, aprender o Hino da cidade e as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário com as atividades propostas. Ainda durante o encontro da ABEL, foi apresentado outro projeto institucional da Câmara de Poços, o Câmara em Visita, que completou 21 anos em 2022. Com essa visita, os alunos fazem um tour pelas dependências da Casa, conhecem um pouco da história do Poder Legislativo e participam da simulação de uma sessão ordinária, com discussão e votação de propostas de melhorias para a cidade.

Na mesma oportunidade, aconteceu o XXV Encontro da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). Os representantes de Poços acompanharam algumas palestras, entre elas sobre Educação Legislativa e o Uso das Tecnologias, com o professor Luís Fernando Pires Machado, coordenador geral do ILB/Interlegis do Senado Federal, e também sobre Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável. Participaram dos eventos o presidente da UNALE, deputado Lídio Lopes da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, e o presidente da ABEL Florian Madruga.

Para a diretora da Escola do Legislativo de Poços Taís Ferreira, é gratificante apresentar os projetos da Câmara em um evento desse porte. “Pudemos mostrar a representantes de outras cidades brasileiras o nosso trabalho na Câmara de Poços, inclusive sendo a Cartilha uma das publicações pioneiras na área da educação infantil. Além disso, tivemos a oportunidade de troca de experiências, ou seja, conhecer o trabalho de outras Escolas, para que possamos desenvolver novas ações em nosso município. O Legislativo de Poços tem promovido muitas ações de educação cidadã e queremos, cada vez mais, aprimorar nosso trabalho”, ressaltou.

O vereador Douglas Dofu destacou que a Escola do Legislativo de Poços tem ganhado projeção nacional e servido de modelo para outras Câmaras Municipais. “A Câmara de Poços de Caldas acredita que a educação cidadã é uma grande ferramenta de transformação social e deve ser oferecida desde a primeira infância. Nesse evento, pudemos apresentar parte do trabalho que desenvolvemos e a expectativa é que novas ações surjam a partir de agora”, declarou.

Além do Câmara em Visita e da Cartilha Cidadania para os Pequenos, a Câmara de Poços desenvolve outros dois projetos, o Parlamento Jovem e a Gincana do Saber. Mais informações estão no site www.pocosdecaldas.mg.leg.br, na aba da Escola do Legislativo.