Câmara aprova projeto de revisão do Plano Diretor

por Imprensa publicado 15/12/2021 19h40, última modificação 30/12/2021 12h02
Segue para sanção
Câmara aprova projeto de revisão do Plano Diretor

Matéria foi votada na noite de terça-feira (14), durante reunião ordinária da Câmara

Na última terça-feira (14), a Câmara de Poços aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei que que trata da revisão do Plano Diretor. A matéria, de autoria da Prefeitura, foi discutida em duas audiências públicas do Legislativo, passou por análise das Assessorias e Comissões Permanentes e recebeu nove emendas, sendo quatro delas aprovadas.

As audiências aconteceram nos dias 27 de outubro e 01 de dezembro, com a presença de representantes de diversos segmentos. Durante os debates, foram discutidas questões envolvendo o zoneamento da cidade, tanto com relação a construções de moradias, como também à abertura de atividades econômicas em determinados bairros, a situação de loteamentos irregulares e a necessidade de um diagnóstico urbano detalhado e com dados atuais sobre o tema.

No intuito de ampliar a participação da sociedade civil na discussão do Projeto de Lei e receber novas demandas e possíveis sugestões, o presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor (PSC), abriu espaço para que entidades ligadas ao tema e público em geral se manifestassem sobre o processado, durante o mês de novembro, através do protocolo da Câmara. As propostas foram encaminhadas e analisadas pelos vereadores.

O Plano Diretor traça diretrizes para o desenvolvimento e a expansão urbana da cidade, envolvendo setores como Saúde, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, entre outros. A legislação é de 1994 e passou por uma revisão no ano de 2006. O Estatuto das Cidades, que estabelece diretrizes gerais da política urbana, prevê a obrigatoriedade de revisão do Plano Diretor a cada 10 anos.

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor (PSC), falou sobre todo o processo que envolveu discussão e votação do Plano Diretor. “Uma matéria complexa, que demandou muita análise dos vereadores. As audiências foram muito positivas e, além delas, abri espaço para toda a população encaminhar sugestões por e-mail. Todo esse trâmite foi fundamental para aprovação da matéria”, declarou.

Com a aprovação, o Projeto de Lei segue para sanção do prefeito Sérgio Azevedo. A proposta está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.