Audiência pública vai discutir situação dos trabalhadores do antigo aterro sanitário

por Imprensa publicado 25/03/2024 18h16, última modificação 25/03/2024 18h16
Demanda

Na próxima quarta-feira (27), às 15h, acontecerá uma audiência pública na Câmara de Poços com o tema: “Trabalhadores do antigo aterro sanitário: quais medidas podem ajudar esses cidadãos?”. A proposta do debate é de autoria do vereador Diney Lenon (PT).

No Requerimento em que solicitou a audiência, o parlamentar ressalta que, desde julho de 2022, o aterro sanitário foi fechado e o lixo passou a ser encaminhado para uma área localizada na cidade de Casa Branca/SP. Com isso, cerca de de 80 trabalhadores ficaram desempregados, boa parte até o presente momento.

Segundo o vereador, a audiência pública é uma solicitação das famílias que conseguiam o seu sustento através do aterro sanitário. “A audiência é fruto de uma demanda de trabalhadores, que desenvolviam a atividade de coleta seletiva no antigo aterro, conhecido com Lixão. São mais de 40 famílias, onde elas foram retiradas do local. Apesar de todos os questionamentos sobre a permanência deles ali, por questões de saúde, segurança e por questões ambientais, o fato concreto é que as famílias tiravam renda dali. São pessoas de baixa escolaridade, pessoas que têm um histórico de dificuldade na vida e, com a retirada dessa atividade, ocasionou uma situação de abandono”, destaca.

Ainda de acordo com Diney Lenon, o objetivo é debater ideias para auxiliar essas famílias, com a presença de representantes do Executivo e de outros órgãos públicos. As inscrições para uso da palavra durante a audiência devem ser feitas até o dia 25, às 18h, pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.