Audiência Pública debate desafios e avanços na Educação em Poços de Caldas

por Imprensa publicado 17/07/2025 11h05, última modificação 11/08/2025 17h02
Encontro
Audiência Pública debate desafios e avanços na Educação em Poços de Caldas

Audiência reuniu diversas autoridades da administração municipal, representantes de sindicatos, instituições de ensino e programas sociais

A Câmara de Poços promoveu, na última semana, uma audiência pública para debater questões relacionadas à Educação no Município. O encontro foi presidido pelo vereador Kleber Silva (NOVO), autor do Requerimento 733/2025. O vereador Tiago Mafra (PT), coautor da proposição, também fez parte da Mesa de Debates.

O evento reuniu diversas autoridades da administração municipal, representantes de sindicatos, instituições de ensino e programas sociais. Entre os participantes estavam o secretário municipal de Educação, Marcus Vinícius Menezes Lemos, a secretária adjunta Devorie Fraga, os secretários das pastas de Administração, Obras e Segurança Pública, além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, do SindUTE-MG, do IFSULDEMINAS e do Programa Municipal da Juventude (PMJ).

Durante sua fala, o secretário de Educação, Marcus Vinícius, destacou os avanços promovidos nos últimos seis meses. Ele ressaltou a importância da audiência como espaço democrático de escuta e construção coletiva. “A educação precisa ser pensada com múltiplas visões. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas evoluções em temas como inclusão, reposição de professores, criação de mecanismos diretos de repasse para manutenção das escolas e modernização tecnológica para dar mais agilidade e menos burocracia”, afirmou.

Entre os pontos destacados, estão a digitalização dos processos escolares, que já permite aos pais realizarem inscrições, cadastros e transferências de forma online, e a implantação de ações em saúde mental, tanto para estudantes quanto para servidores. Segundo o secretário, o município conta com uma psicóloga e uma assistente social atuando na rede e deve ampliar o atendimento com mais cinco duplas de profissionais, organizadas por zoneamento.

Mateus dos Santos, professor do curso de Administração do IFSULDEMINAS, apontou como um grande problema para evasão do ensino superior a falta do meio passe para os estudantes de graduação. De acordo com o profissional, “para muitos alunos, pesa no bolso o dinheiro da locomoção e da alimentação fora de casa”.

Outro assunto abordado foi o botão do pânico. Segundo o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Tadeu Conde Maria, já houve casos de acionamento para emergências em escolas, além de treinamento ativo para servidores e educadores. Rafael salientou ainda que “o novo concurso da Guarda Civil Municipal aumentará o efetivo, cumprindo o papel de gerir a segurança das escolas públicas”.

Ao comentar a audiência, o vereador Kleber Silva destacou o engajamento e a qualidade dos debates: “A audiência foi bastante participativa, com uma presença expressiva do público e contribuições valiosas. Todas as demandas que solicitamos foram respondidas com rapidez e eficiência pelo secretário. Agora, junto com o vereador Tiago Mafra e demais colegas, vamos elaborar um plano em cima do que foi discutido, para que possamos acionar de forma mais assertiva as Secretarias envolvidas e buscar soluções concretas para os desafios enfrentados pela educação no município”.

Tiago Mafra ressaltou que os encaminhamentos a serem dados envolvem a continuidade do acompanhamento, no âmbito municipal, das propostas da Secretaria de Educação e o monitoramento de sua efetividade. “Em nível estadual, será solicitado mais informações sobre os projetos do governo, especialmente sobre a municipalização e as escolas cívico-militares, já que não houve representação do Estado na audiência. No âmbito federal, busca-se intermediar melhorias no embarque, desembarque e transporte público de alunos do Instituto Federal, para reduzir a evasão no ensino superior. A audiência foi considerada positiva por reforçar o papel do Legislativo no acompanhamento dos serviços públicos e na promoção do debate sobre a educação”, declarou.

O vídeo da audiência, com todas as informações apresentadas, está disponível no canal da Câmara no YouTube.

 

 

 

 

 

 

registrado em: