Audiência discute futuro das bandas marciais e fanfarras do município

por Imprensa publicado 11/10/2018 17h27, última modificação 16/11/2020 12h39
Desafios

A Câmara de Poços realizará uma audiência pública para discutir o tema “Futuro das Bandas Marciais e Fanfarras no município”. O encontro, que atende a um requerimento do vereador Gustavo Bonafé (PSDB), será na próxima quarta-feira (17), a partir das 17h.

Segundo o autor, além de debater sobre as dificuldades encontradas pelas bandas e fanfarras que já existem em Poços, a audiência tem como objetivo incentivar a criação de novos grupos em escolas que não oferecem o recurso como instrumento de inclusão social e educacional aos alunos. “Essa audiência foi convocada a partir de conversas com algumas pessoas ligadas à área, que mesmo com o apoio da Prefeitura enfrentam diversos desafios. Desafios estes que podem ser sanados com articulação entre os poderes, setores sociais e organizações privadas”, ressaltou.

Bonafé elencou algumas dificuldades como, por exemplo, o suporte durante as viagens para apresentação em outras cidades. “Esses desafios são da ordem de infraestrutura em viagens para representarem nossa cidade, também aqueles relacionados à manutenção dos equipamentos, a questão dos uniformes, a abertura de outros espaços para apresentações dentro da cidade, entre outros. Será um momento importante e único nos últimos tempos sobre essa temática, com o objetivo de ouvir todos os atores sociais envolvidos e fortalecer esses movimentos e agremiações”, declarou.

No requerimento aprovado pela Câmara, o parlamentar destacou que as bandas musicais escolares proporcionam, na grande maioria dos casos, o primeiro contato formal de crianças e adolescentes com a música e com a prática instrumental. Ainda de acordo com o vereador, muitos participantes se identificam com a arte e vão a procura de escolas específicas de música, com a finalidade de desenvolver as técnicas, aprofundar conhecimentos e conquistar uma formação profissional. Para ele, participar de atividades em grupos é fator primordial na formação individual de crianças e adolescentes, fato que proporciona interação e troca de conhecimentos e valores.

As inscrições para uso da palavra durante a audiência devem ser feitas no e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br. O encontro será transmitido pela Internet no Portal da Câmara e nas páginas do Facebook e Youtube.