Anteprojeto de Lei sugere instalação de barreiras físicas em unidades de saúde do município

por tatiana — publicado 04/06/2020 15h40, última modificação 16/11/2020 12h39
saúde

Vereadores querem reduzir exposição à Covid-19

Os vereadores Lígia Podestá, Wilson Rodrigues da Silva (ambos do DEM) e Ricardo Sabino dos Santos (PSDB), apresentaram, na reunião ordinária da Câmara da última terça-feira (2), um Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a instalação de barreiras físicas para redução da exposição à Covid-19 nas unidades de saúde e nos demais órgãos que atendem grande número de pessoas, no município de Poços de Caldas. A proposta segue para análise do Executivo e caso seja acatado, retorna à Casa para votação.

A proposta do Anteprojeto é para que o Poder Executivo providencie a instalação imediata de janelas ou barreiras físicas, por meio de anteparos de plástico, de vidro ou de outro material adequado, com altura suficiente para redução da exposição à COVID-19 nas mesas e estações de atendimento ao público, bem como nos serviços de triagem e de atendimento da Equipe de Resposta Rápida e em todas as Unidades de Saúde e demais órgãos que recebem pessoas diariamente.

Para os parlamentares, a implementação de tais dispositivos funciona como mais uma medida de prevenção à infecção da Covid-19 e visa diminuir as chances de propagação do Novo Coronavírus não só entre os que trabalham na linha de frente, como também entre os usuários que utilizam os serviços oferecidos pelo município.

A instalação de barreiras físicas, proposta no Anteprojeto, tem o objetivo de proteger os servidores, seguindo as recomendações da OMS e de outros organismos internacionais. Sabemos que além da Covid-19, que será uma grande preocupação de todos até termos uma vacina, temos outras doenças de grande transmissibilidade pelo ar, então, a barreira física é uma forma de trazer mais segurança a todos que estão cuidando da nossa população por meio dos atendimentos. Além disso, pensamos que também é uma segurança para a população que é atendida”, destaca a vereadora Lígia.