Álvaro Cagnani pede informações a respeito de vacinas contra VSR para gestantes
Para Cagnani, é importante que as três esferas de governo caminhem juntas para, assim que possível, começar a vacinação nas gestantes
O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) protocolou na Câmara Municipal o Requerimento nº 2726/2025, solicitando à Prefeitura de Poços de Caldas informações a respeito da disponibilização de vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes na rede pública municipal.
O documento afirma que Dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde indicam que o VSR é responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e até 60% dos quadros de pneumonia em crianças menores de 2 anos. Ainda, o site oficial de Poços de Caldas mostra que houve um aumento de 317% nas internações por bronquiolite na cidade.
De acordo com a resposta do Poder Executivo, ainda não há data oficial para incorporação do imunizante ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme esclarecimentos da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Desse modo, a vacina só poderá ser distribuída aos municípios após informes técnicos oficiais.
Também segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde divulgou recentemente nas redes sociais que, a partir de novembro, gestantes de todo o Brasil terão acesso ao imunizante. Uma portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, de fevereiro de 2025, incorporou ao SUS os tipos A e B da vacina, porém, até o momento, não há previsão de início de imunização para gestantes de alto risco ou que tenham algum tipo de prioridade.
A resposta da Prefeitura ressalta ainda que, após regulamentação do calendário vacinal pelo PNI, haverá comunicação oficial da SES-MG às Unidades Regionais de Saúde para definir as estratégias de vacinação, cronograma, e posterior definição dos postos de saúde locais que poderão realizar a imunização no município.
Para Cagnani, é importante que as três esferas de governo caminhem juntas para, assim que possível, começar a vacinação nas gestantes. “Temos recebido muitos relatos de aumentos de casos de bronquiolite em Poços de Caldas, e ficamos preocupados com os recém-nascidos”, afirmou o vereador.
Requerimento e a resposta do Executivo encontram-se disponíveis no site da Câmara: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.