Alunos vivenciam etapas do processo legislativo durante projeto Câmara em visita

por Imprensa publicado 27/09/2022 18h35, última modificação 07/10/2022 18h09
Votação de propostas

O projeto completou 21 anos em 2022 e possibilita que estudantes conheçam o espaço físico da Câmara

Várias instituições de ensino visitaram as dependências da Câmara de Poços, no segundo semestre de 2022, por meio do projeto Câmara em Visita. Na tarde da última segunda-feira (26), alunos da Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado conheceram algumas etapas do processo legislativo, acompanhados do vereador Kleber Silva (NOVO).

A simulação de uma reunião ordinária, com a eleição do presidente e 1º secretário e a votação de propostas de melhorias para a cidade, é um dos principais momentos da visita dos estudantes. Previamente discutidas em sala de aula, essas sugestões são aprovadas e seguem para o Executivo como Indicações.

Durante a visita dos alunos da Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, foram discutidos os seguintes temas: melhorias e manutenção no prédio da escola; aquisição de novos equipamentos como, por exemplo, armários para guardar os objetos dos estudantes; reforma do parque infantil da comunidade; aumento do policiamento e, consequentemente, da segurança pública nas ruas da cidade; aumento das linhas de ônibus para a zona leste; melhorias na iluminação no bairro Jardim Itamaraty; melhorias no atendimento em hospitais e postos de saúde.

O vereador Kleber Silva destacou a importância do Câmara em Visita. “Esse projeto permite o aprimoramento da cultura das crianças à respeito dessa Casa de Leis. É o momento de interagirem com os mecanismos do Poder Legislativo Municipal. O que faz o vereador, como é o dia a dia da Câmara, o que é de competência da Casa são questões levantadas nesse projeto. Eu fiquei muito feliz de participar, porque pude ver o brilho nos olhos das crianças, que elas têm vontade de conhecer mais dos temas relacionados à política. Acho que o Câmara em Visita é muito importante e que deveria acontecer com mais frequência, com a visita de todas as salas de todas as escolas, para que os estudantes tenham, desde cedo, uma vivência na Câmara Municipal”, comentou.

O projeto, que completou 21 anos em 2022, além de mostrar o espaço físico da Câmara, compartilha as atribuições dos vereadores e o papel das Assessorias da Casa, incentivando a participação de crianças e Jovens nas ações do Poder Legislativo. A iniciativa foi criada através da Resolução n. 658, de 08 agosto de 2001, e já recebeu centenas de escolas desde sua implantação.

Uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, neste ano, possibilitou a participação de várias instituições. Em agosto, visitaram a Câmara as Escolas Municipais Presidente Washington Luís, Vitalina Rossi, José Raphael dos Santos Netto e Raphael Sanches. Em setembro, já estiveram na Casa a Escola Municipal Wilson Hedy Molinari e a Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado. Outras unidades de ensino já estão agendadas para os meses de outubro e novembro de 2022.

Todas as escolas da cidade, tanto as públicas como as particulares, além das universidades e os projetos sociais do município, podem participar do Câmara em Visita. Os agendamentos devem ser feitos com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.