Alunos recebem certificados do Parlamento Jovem e encerram atividades da edição 2025

por Imprensa publicado 16/10/2025 17h30, última modificação 20/10/2025 10h25
Educação Cidadã
Alunos recebem certificados do Parlamento Jovem e encerram atividades da edição 2025

Evento marcou o encerramento das atividades neste ano

A Câmara Municipal de Poços de Caldas, através da Escola do Legislativo, realizou a cerimônia de entrega dos certificados aos estudantes que participaram da edição 2025 do Parlamento Jovem. O evento aconteceu na última terça-feira (14), no Plenário da Casa, e marcou o encerramento das atividades neste ano.

Participaram do encontro vereadores, o secretário municipal de Cultura, Luiz Fernando Gonçalves, e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Poços de Caldas, Maria Cláudia D’Arcadia.

Durante a solenidade, os convidados destacaram o papel do projeto na formação cidadã dos jovens. A advogada Cacá D’Arcadia ressaltou a evolução dos participantes ao longo do processo. “O que a gente pôde ver aqui foi um avanço de vocês enquanto pesquisadores e conhecedores da cidade. O diagnóstico e a percepção que apresentaram engrandeceram os debates”, afirmou.

Ela destacou, ainda, a importância de manter “um olhar crítico e carinhoso com a cidade” e reforçou que o Parlamento Jovem desperta não apenas o interesse político, mas também a consciência cidadã.

A estudante Alana Barros, representante de Poços de Caldas na etapa estadual do programa, contou que a experiência foi transformadora. “Participar do Parlamento Jovem foi inesquecível e cheio de aprendizados”, disse.

A diretora do Colégio Pio XII, Amanda Medeiros Teixeira, esteve presente no evento. Para ela, o projeto complementa o trabalho das escolas na formação integral dos alunos. “É um privilégio ter nossos estudantes participando. O Parlamento Jovem contribui muito para a construção do cidadão, algo que vai além dos conteúdos escolares”, destacou.

O presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo, vereador Lucas Arruda, lembrou que o principal objetivo da instituição é aproximar a população da Câmara. “Esses projetos ajudam a quebrar a ideia de que política é algo distante. O Parlamento Jovem mostra que o cidadão pode participar de muitas formas”, afirmou.

Ele também comentou sobre a temática de 2026 — Inclusão social da pessoa com deficiência e neurodivergência —, apontando que o tema “dialoga com a construção de uma cidade mais inclusiva”.

Encerrando a cerimônia, a diretora da Escola do Legislativo, Taís Ferreira, destacou o orgulho com mais uma edição concluída do programa. “Mais uma edição do Parlamento Jovem terminando, o que enche a gente de orgulho com tudo o que esses jovens realmente têm feito. O Parlamento Jovem tem feito a diferença na vida deles, e para o próximo ano já estamos cheios de boas expectativas com a temática que vai ser estudada”, declarou.

Neste ano, fizeram parte do projeto as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Escola Padrão, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, CEPOC, Escola Dom Bosco, Escola Criativa Idade, Colégio Sete de Setembro, Colégio Pio XII e Colégio Jesus Maria José.

O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e Câmaras Municipais, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.

 

registrado em: