Alunos do projeto Poços Promove Jovem participam do Câmara em Visita

Educação para cidadania
Alunos do projeto Poços Promove Jovem participam do Câmara em Visita

Vereadores Luzia Martins e Douglas Dofu receberam os estudantes

No mês de julho, 16 alunos do Poços Promove Jovem estiveram na Câmara, acompanhados da psicóloga Josiele de Cássia Pereira e da orientadora social Luíza de Almeida Cagnani, responsáveis pelas oficinas do projeto. Os estudantes foram recebidos pelos vereadores Luzia Martins (PDT) e Douglas Dofu (UNIÃO).

O Poços Promove Jovem é realizado pela Associação Criança Feliz em parceria com a Secretaria de Promoção Social. São atendidos adolescentes de 14 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS. No projeto, é abordado como tema principal a inserção do jovem no mercado de trabalho, de modo que ela se torne mais igualitária. São apresentadas as diversas áreas profissionais, colocando os jovens em contato com indivíduos que trabalham nas áreas em que eles mais possuem interesse em atuar. Além disso, os profissionais envolvidos trabalham temas como autoconhecimento, autonomia, sociabilidade, autoestima, construção de currículo, simulação de entrevista de emprego, dentre outros.

Outra atividade proposta aos alunos é a visita ao Poder Legislativo. Na oportunidade em que eles estivaram na Câmara, conheceram todas as dependências da Casa, receberam informações sobre o trabalho dos vereadores e das Assessorias e debateram algumas temas relativos à cidade como, por exemplo, o uso de charretes no município.

Para a orientadora social do projeto Luíza Cagnani, o objetivo é apresentar aos alunos as competências dos vereadores, assim como o trabalho dentro do órgão público. “Desenvolvemos um trabalho com o objetivo de ampliar o repertório dos adolescentes, apresentando novas opções e debatendo temas que sejam pertinentes para eles, construindo um espaço de diálogo onde todos falam, mas também todos escutam, tendo o respeito como base fundamental. Ao visitar a Câmara, por exemplo, salientamos a importância do envolvimento da população com a política, assim como sua participação e presença dentro deste lugar, que é um espaço que devemos ocupar”, ressaltou.

A psicóloga Josiele Pereira destacou como fundamental essa atividade. “É de suma importância propiciar a vivência de um espaço desconhecido, debates e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões, além de provocar reflexões a respeito dos direitos e deveres dos cidadãos. Assim como demostrar a importância do conhecimento do poder público e dos instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual, do envolvimento da comunidade no Parlamento e do incentivo à participação democrática dos jovens”, afirmou.

A Câmara recebe alunos de escolas públicas e particulares, faculdades e de projetos sociais do município. As instituições que quiserem participar do Câmara em Visita devem entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.