Alunos do PJ se reúnem para oficinas de formação política

por Imprensa publicado 23/03/2022 10h35, última modificação 28/03/2022 15h40
Alunos do PJ se reúnem para oficinas de formação política

Último encontro abordou o tema Divisão de Poderes

Os alunos que fazem parte do projeto Parlamento Jovem de Minas, edição 2022, participam, ao longo do mês de março, de diversas oficinas de formação política. Já foram abordados os temas Constituição Federal/Direitos do Cidadão e a Divisão de Poderes/ Poder Legislativo. Nesta sexta-feira (25), às 14h, eles se reúnem em mais um encontro para discutir O Papel do Vereador.

As oficinas de formação têm como objetivo preparar os estudantes para a fase de elaboração de propostas sobre o tema principal do projeto. No último encontro, a coordenadora do PJ em Poços Tais Ferreira explicou a divisão dos poderes e o sistema politico brasileiro, focando nos processos do Poder Legislativo.

O docente de História e Sociologia da Escola Profissional Dom Bosco, prof. Lucas Kamei, acompanhou os alunos durante a oficina. “Eu avalio positivamente os métodos de ensino do PJ, porque na sala de aula vemos que os alunos estão muito desinteressados, mesmo sabendo que a maioria das principais questões sociais vigentes são resolvidas politicamente. Então, o PJ é fundamental por atrair a atenção dos estudantes para a questão política, ele cumpre a função importante de trazer a teoria e a prática. Daqui a pouco, esses alunos vão começar a estudar os Projetos de Lei e ver na prática como funcionam os trabalhos políticos”, comentou.

O professor também valorizou a competição saudável existente no Parlamento Jovem, definindo essa fase como um atrativo, principalmente por englobar várias escolas. “Ter estudantes de escolas diferentes contribui, principalmente, para a interação entre eles, a troca de ideias e exposição de vários lados interpretativos. Poder debater a diversidade de ideias é o que faz da política algo frutífero. O mais interessante é que, quando os estudantes conseguem, não só falar, mas também ouvir, quando eles completam esse processo do parlamento, eles se tornam muito mais atentos às questões políticas nacionais”, disse.

Iago Claudiano, aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Nini Mourão, falou sobre a importância do projeto para sua formação. “Eu acho o PJ um processo de extrema importância porque, quando pensamos em um futuro melhor para o nosso país, com mais representatividade, processos e leis mais justas, precisamos entender como funciona política e não somente jogar a responsabilidade em cima de alguém que nem conhecemos direito, como muitas vezes acontece. E o aspecto competitivo saudável do PJ é um incentivo muito bom por nos trazer um pouco mais para o mundo real. Porque quando ficarmos mais velhos e entrarmos para o mercado de trabalho vamos nos deparar com uma certa competição, então essa competição por meio do parlamento será muito proveitosa”, ressaltou.

Saúde Mental do Jovem

O tema do PJ em 2022 é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da Saúde. Os alunos participam, ainda, das Plenárias Microrregional, Regional e Estadual. Nesta última, em Belo Horizonte, o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

Parlamento Jovem de Minas

O PJ de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

Informações e notícias sobre o projeto estão disponíveis no Portal e redes sociais da Câmara de Poços.