Alunos do Parlamento Jovem participam de oficinas sobre o “Papel do vereador” e “Como tramita uma lei”

por Imprensa publicado 07/04/2022 18h10, última modificação 13/04/2022 18h27
Formação

Alunos debateram o tema "Papel do vereador"

As últimas sextas-feiras foram marcadas pela realização de oficinas de formação política para alunos de Poços que participam do Parlamento Jovem de Minas. Nos dias 25 de março e 01 de abril, os encontros trataram dos temas “Papel do vereador” e “Como tramita uma lei”, conteúdos abordados pela diretora da Escola do Legislativo da Câmara e coordenadora do PJ no município Tais Ferreira.

As oficinas de formação política têm como objetivo preparar os alunos para a fase de elaboração de propostas sobre o tema da edição 2022, que é Saúde Mental do Jovem. Tais Ferreira comentou sobre o engajamento dos estudantes nesse ano. “Vejo que eles estão muito entusiasmados com o projeto e, por isso, participam com perguntas e comentários em nossos encontros. Isto é ótimo, pois já vão se familiarizando com outra importante finalidade do projeto, o debate e a exposição de ideais. Na próxima fase do projeto, é importante que os estudantes lancem seu olhar para além do que será exposto nas oficinas e já comecem a fazer o levantamento de demandas para a elaboração das propostas sobre o tema”, destacou.

A coordenadora do PJ falou, ainda, sobre uma característica da turma de 2022 do Parlamento Jovem: “Este ano há poucos participantes ‘veteranos’ de outras edições do PJ e percebo que para a maioria dos estudantes os assuntos abordados nas oficinas são uma novidade e geram muitas dúvidas. Mas, pouco a pouco eles vão se familiarizando sobre os temas estudados na formação política”.

Rafaela Ramos, aluna do segundo ano do ensino médio da Escola Profissional Dom Bosco, se mostrou contente por participar desta edição do PJ Minas. “Eu nunca tive a experiência de participar de algo assim e esperava que fosse incrível. Não me decepcionei, realmente está sendo uma ótima experiência, principalmente a oficina passada, quando tivemos que falar do papel do vereador. Além disso, outra parte legal do PJ está sendo socializar com as pessoas das outras escolas, conhecer mais gente com o mesmo interesse pelo projeto”, comentou. Rafaela destacou, também, que passou a gostar de política, assunto antes desinteressante para ela, por conta do Parlamento Jovem.

Nesta sexta-feira (08), acontece a última oficina de formação política, que vai discutir o tema “Leis Orçamentárias”. Depois dessa fase, têm início as oficinas de formação temática, quando será realizado o diagnóstico local, com o levantamento de demandas da comunidade e a elaboração de propostas para a Plenária Municipal. Na Plenária, os estudantes escolhem os representantes para a etapa microrregional, sugerem um tema para a próxima edição do PJ, que será votado na fase estadual, e votam as propostas sobre a Saúde Mental do Jovem. As propostas aprovadas são encaminhadas aos vereadores, que fazem o encaminhamento em âmbito municipal.

Saúde Mental do Jovem

O tema do PJ em 2022 é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias.

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso. Informações e notícias sobre o projeto estão disponíveis no Portal e redes sociais da Câmara de Poços.