Alunos de Poços participam da etapa regional do Parlamento Jovem de Minas

Educação Legislativa
Alunos de Poços participam da etapa regional do Parlamento Jovem de Minas

Alunos de Poços marcaram presença na Plenária Regional do Parlamento Jovem

Vinte e dois alunos de Poços estiveram em Guaxupé, na última quarta-feira (14), para a Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas 2019. Durante o encontro, quatro propostas sobre o tema Discriminação Étnico-Racial foram priorizadas para a etapa estadual, que acontecerá em Belo Horizonte, no mês de setembro.

A Plenária Regional contou com a presença de estudantes, professores e coordenadores das cidades que integram o Polo Sudoeste (Poços, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas). A coordenadora Tais Ferreira, a professora Simone Cagnani, do Colégio Nini Mourão, e o vereador Lucas Arruda (Rede) representaram Poços no evento.

Acompanhamento pedagógico para imigrantes, disponibilizando professores do sistema público estadual e municipal com conhecimento na área da linguagem, e criação de uma linha direta que possibilite a denúncia de crimes raciais, atuando em conjunto com departamentos especializados em cibercrimes, foram duas das propostas aprovadas. Ainda durante o encontro, os alunos escolheram “Depressão e Saúde Mental” como sugestão de tema para a edição de 2020. A votação final acontecerá na Plenária Estadual.

Luna Andrade, da Escola Profissional Dom Bosco, esteve na etapa regional e foi uma das escolhidas, pelos demais alunos, para estar em Belo Horizonte. Ela ressalta que a expectativa é grande. “Fiquei muito satisfeita com a Plenária Regional, pois as propostas abrangem bastante o tema e, com certeza, irei defendê-las em Belo Horizonte. Eu, realmente, fiquei muito animada de ser uma das escolhidas, pois sempre foi um grande desejo meu desde o ano passado, quando participei do PJ pela primeira vez. Pretendo ser bastante participativa, ter novas experiências e representar bem o Polo Sudoeste”, afirma.

A coordenadora do PJ em Poços, Tais Ferreira, destaca o empenho dos estudantes desde o início do projeto. “Estou muito orgulhosa dos participantes de Poços de Caldas. Desde o início, eles se dedicaram muito nos estudos das propostas que foram apresentadas e, junto com os participantes dos demais municípios, aprovaram sugestões realmente relevantes sobre o tema Discriminação Étnico-Racial. Tenho certeza que as estudantes de Poços que participarão da etapa estadual também representarão nosso Polo com muita responsabilidade”, enfatiza.

Para o vereador Lucas Arruda, a presença dos estudantes na fase regional é muito importante, tanto pela possibilidade de troca de experiências, como também pela discussão do conteúdo. “Acho muito importante essa participação dos alunos em cidades do Polo. O Parlamento Jovem é um projeto que visa trazer os alunos para dentro da Câmara e já é o 11º ano que Poços adere ao projeto. Quem participa dele sai com a consciência bastante apurada e isso é necessário para que os nossos jovens entendam a fundamental participação deles na política. Seja através de uma futura candidatura ou de uma participação cidadã efetiva na cobrança por uma política mais justa para todos”, diz.

Além da aluna Luna Andrade, também foram escolhidas para a etapa estadual Laura Alves da Costa (Centro Educacional Poços de Caldas - CEPOC), Camilly Vitória Pereira (Itaú de Minas), Marcelina Barbosa Freitas (São Sebastião do Paraíso), Maria Gabriela Claudino e Amanda Marques Ferreira (Guaxupé).

Escolas

Em 2019, participam do PJ as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.