Alunos de Poços participam da etapa regional do Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 11/08/2025 17h20, última modificação 18/08/2025 10h44
Juventude e Direitos Culturais
Alunos de Poços participam da etapa regional do Parlamento Jovem

Ao longo dos últimos meses, os alunos do Parlamento Jovem participaram de várias atividades, entre elas a Plenária Municipal

No mês de junho, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realizou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem, com a presença das escolas que integram o projeto em 2025. Com a finalização dessa etapa, os estudantes se preparam, agora, para a fase regional, que será realizada em Passos, no dia 13 de agosto.

A Plenária Regional reunirá jovens das 17 cidades que compõem o Polo Sudoeste. Eles votarão as propostas aprovadas em cada município sobre o tema Juventude e Direitos Culturais. Poços de Caldas será representada por seis estudantes, eleitos por seus colegas durante as etapas municipal e microrregional: Aline Alcedo Garritano, Allana Taconi de Barros, Bruna Domingues de Oliveira, Joaquim Junio de Jesus Maximiano, Lívia de Cássia Oliveira e Yasmim Dominciano Borges.

Ao longo dos últimos meses, os alunos do Parlamento Jovem participaram de várias atividades, entre elas oficinas de formação, grupos de trabalho e Plenárias Municipal e Microrregional. Na fase municipal, aprovaram diversas propostas, como a criação de uma agenda cultural a fim de promover eventos gratuitos e dinâmicos para as instituições de ensino e a criação de um aplicativo para reunir informações sobre patrimônio e atividades culturais da cidade.

Neste ano, fazem parte do projeto as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Escola Padrão, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, CEPOC, Escola Dom Bosco, Escola Criativa Idade, Colégio Sete de Setembro, Colégio Pio XII e Colégio Jesus Maria José.

O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e Câmaras Municipais, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.

 

 

 

registrado em: