Alunos aprovam sete propostas durante Plenária Municipal

por Imprensa publicado 13/06/2019 13h40, última modificação 16/11/2020 12h39
Parlamento Jovem
Alunos aprovam sete propostas durante Plenária Municipal

Com a conclusão da etapa municipal, alunos se preparam para Plenária Regional

A Câmara de Poços realizou, na última semana, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2019. Durante o encontro, os alunos aprovaram sete propostas sobre o tema Discriminação Étnico-Racial e, ainda, apresentaram uma sugestão de tema para a edição do próximo ano. Os estudantes se preparam, agora, para a etapa regional, que acontecerá na cidade de Guaxupé.

Além da participação de alunos e professores das escolas que fazem parte do PJ esse ano, a Plenária contou com a presença do presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), do presidente da Comissão de Legislação Participativa, vereador Gustavo Bonafé (PSDB), do presidente da Comissão de Assistência, Ação Social, Direitos Humanos e do Consumidor, vereador Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT), e do vereador Lucas Arruda (Rede). Também prestigiaram os debates Lúcia Vera de Lima, presidente do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Maria Augusta Clementino, representante do COMPIRÉ (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica), e Maria José de Souza, ex-vereadora e historiadora. Elas participaram de oficinas de formação temática e política oferecidas aos alunos durante a primeira fase do projeto.

Antes do início da Plenária, os estudantes participaram de Grupos de Trabalho para uma análise prévia das propostas apresentadas pelas escolas. Nesse momento, puderam discutir cada sugestão para que, na votação, fossem feitas as modificações, supressões ou aglutinações das ideias. Entre as propostas aprovadas pelos alunos estão: disponibilização, pela rede pública estadual e municipal, de acompanhamento pedagógico para imigrantes; criação de um projeto de lei para empresas que tenham interesse em custear bolsas de estudo para alunos em situações vulneráveis, com a possibilidade de concessão de subsídios ou isenção fiscal; criação de uma linha direta que possibilite a denúncia de crimes raciais; elaboração de um projeto de lei voltado à educação cultural, com palestras e trabalhos visando ao combate ao racismo.

No momento final do encontro, os estudantes apresentaram sugestões de temas para a próxima edição do Parlamento Jovem. O assunto escolhido para encaminhamento à etapa regional foi Saúde Mental. No mês de agosto, os alunos estarão em Guaxupé para a Plenária Regional, quando haverá votação das propostas aprovadas em cada município e, também, escolha do tema, entre todas as sugestões do Polo Sudoeste, que será levado a Belo Horizonte.

A aluna Isis Vilhena Cavalcante, do Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), foi a coordenadora dos trabalhos durante a Plenária Municipal. Esta é a segunda vez que ela está no PJ e, mais uma vez, irá à etapa regional. “Estou um pouco nervosa. Já estive lá no ano passado e as propostas são muito boas, mas acredito que as de Poços estão à altura. Além disso, as conversas com pessoas de outras cidades ajudam a gente a ter um trabalho mais abrangente e eficiente”, pontuou.

Relator da Plenária Municipal, o aluno Lucas Gallindo Mariano de Carvalho, do Instituto Educacional São João da Escócia, ressaltou que as discussões ocorreram de maneira civilizada. “O encontro foi produtivo, tivemos muita colaboração e as discussões, mesmo com divergências, ocorreram de uma maneira muito educada e civilizada. E assim que deve acontecer. Conseguimos trabalhar como um vereador mesmo, e isso achei fantástico. O que me chamou atenção foi a questão da desigualdade socioeconômica, porque as etnias minoritárias ocupam 50%, mais ou menos, da população do Brasil, mas quase não têm visibilidade e representatividade. Temos que trabalhar muito isso para que a situação se reverta”, afirmou.

A coordenadora municipal do projeto, Tais Ferreira, comentou que, mais uma vez, o PJ traz um tema de grande relevância. “Estou muito satisfeita com os resultados dessa edição. Mais uma vez, o projeto vem com um tema de grande relevância para nossa sociedade e a Câmara Municipal abre espaço para que a juventude exponha seu ponto de vista e proponha soluções. As propostas que foram aprovadas são o resultado do trabalho e engajamento dos participantes. Elas serão entregues aos vereadores, para os encaminhamentos no município, e também serão analisadas e votadas na etapa regional, que acontece em agosto”, disse.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.