Alunas de Poços participam da etapa final da Gincana do Saber

por Imprensa publicado 29/10/2018 20h26, última modificação 16/11/2020 12h39
Constituição em Miúdos
Alunas de Poços participam da etapa final da Gincana do Saber

Estudantes responderam perguntas sobre a obra Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre

Através da Escola do Legislativo da Câmara de Poços, as alunas Anna Laura Testi Figueiredo e Emily Martins Rocha, da Escola Municipal Vitalina Rossi, participaram da 4ª edição da Gincana do Saber Regional, realizada pela Câmara de Pouso Alegre. No último dia 22, as estudantes venceram uma das etapas eliminatórias e estão na fase final do projeto, que acontecerá na próxima segunda-feira (29).

Sob orientação do professor Raoni Oscar Nery, as alunas tiveram que estudar a obra Constituição em Miúdos I, de autoria da diretora da Escola do Legislativo da Câmara Pouso Alegre Madu Macedo, e responder questões sobre o tema. As perguntas foram diretas e sem alternativas, relacionadas a diversos assuntos contidos no livro. Com um total de cinco pontos, as estudantes ficaram na primeira colocação, à frente das cidades de Extrema, Itanhandu e Paraisópolis.

Na fase final, Anna Laura e Emily competirão com estudantes das cidades de Guaxupé, Andradas, Pouso Alegre, Varginha e São Sebastião da Bela Vista. O encontro será nos mesmos moldes da etapa eliminatória, com questões envolvendo a Constituição.

A Gincana do Saber é um jogo de perguntas e respostas destinado a alunos do ensino fundamental II. O objetivo é ampliar o conhecimento dos participantes sobre cidadania e Constituição Federal de uma forma divertida. O livro é uma edição da Constituição da República pensada para jovens de 12 a 15 anos, com o intuito de mostrar ao jovem que, ao conhecer seus direitos, pode ser mais atuante em garanti-los. Com linguagem informal e divertida, e por meio de diálogos simples, o leitor aprende sobre diversos temas de interesse do cidadão brasileiro: Estado, economia, cultura, política, educação, saúde, entre outros.

Nesta 4ª edição, 21 cidades do interior de Minas participaram do projeto. Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Poços, explicou que a escolha da Escola Vitalina Rossi foi feita pela Secretaria de Educação. “As alunas foram selecionadas através da elaboração de uma redação sobre o tema e a participação delas foi muito produtiva. Na próxima segunda-feira, estaremos novamente em Pouso Alegre, dessa vez para a etapa final, e quero registrar o empenho das estudantes e também do professor Raoni. Estamos muito orgulhosos em representar Poços nesse projeto”, ressaltou.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto 1 - Alunas de Poços, acompanhadas do professor Raoni, servidora Tais Ferreira e servidores da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. Foto 2 - Alunas em frente à Câmara de Pouso Alegre.