Aluna do CEPOC representará a Câmara de Poços na etapa estadual do Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 24/08/2023 18h10, última modificação 05/09/2023 14h36
Fase final

Letícia Azzola (à direita) foi escolhida para participar da Plenária Estadual, em Belo Horizonte

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará a etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas. A Câmara de Poços será representada pela aluna Letícia Azzola Conchi Dechichi, do Colégio CEPOC, eleita pelos demais participantes do município para participar do evento. Ela estará em Belo Horizonte acompanhada da diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira.

Além da votação das propostas sobre o tema Jovem e Mercado de Trabalho, encaminhadas por todas as cidades do estado que fazem parte do projeto, os alunos terão a missão de escolher o tema da edição 2024. Estarão em pauta as seguintes sugestões: Melhorias no Ensino Escolar; Sexualidade e Juventude; Cultura e Juventude. A votação será no dia 21 de setembro, às 14h30. Todos os estudantes participantes do PJ 2023 podem participar. Votam presencialmente, em Belo Horizonte, representantes dos municípios escolhidos nas Plenárias Regionais. Os demais participantes votam de forma online.

Recentemente, os estudantes do Polo Sudoeste estiveram em Guaxupé, para a Plenária Regional. Entre outras propostas, eles priorizaram para a fase estadual: implementar um projeto de cidadania nas escolas públicas e privadas para discussão do direitos e deveres dos cidadãos, do ECA e dos direitos previstos na CLT; promover a implementação de cursos de capacitação profissional aos jovens com idade a partir de 14 anos, através de parcerias público-privadas, criando a possibilidade de ampliar os programas de combate e prevenção à violência contra o jovem e orientação vocacional; indicar ao poder público a criação de uma lei para que empresas públicas ou privadas estabeleçam que, a cada cinco vagas de emprego, uma será obrigatoriamente voltada para jovens em situação de vulnerabilidade.

Segundo Tais Ferreira, o PJ caminha para a fase final desta edição e o sentimento é de dever cumprido. “Mais um ano de muito trabalho, de empenho e dedicação dos alunos. Estamos na reta final do projeto e espero que essas propostas sejam acolhidas pela ALMG, assim como as aprovadas na fase municipal sejam acolhidas pela Prefeitura. Finalizaremos todo esse trabalho aqui mesmo na Câmara de Poços, após a Plenária Estadual, com um encontro de encerramento, reunindo todos os alunos. Agradeço a todas as escolas participantes, que também acreditam na educação cidadã”, disse a diretora da Escola do Legislativo e coordenadora regional do PJ.

Em 2023, participaram do PJ: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Padrão, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Sete de Setembro – COC, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, CEPOC – Centro Educacional Poços e Colégio Jesus Maria José.

O Polo Sudoeste teve a coordenação dos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé, com a participação das cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.