“Uma prosa sobre um século” discute importância da Semana de Arte Moderna para a cultura brasileira

por Imprensa publicado 23/02/2022 18h05, última modificação 03/03/2022 18h29
Roda de conversa

Evento discutiu o centenário da Semana de Arte Moderna

A Câmara de Poços promoveu, nesta semana, uma roda de conversa com o tema “Semana de 22: uma prosa sobre um século”, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna. O evento foi proposto pela vereadora Luzia Martins (PDT), com a participação do historiador e poeta Wellington Rafael, da produtora e gestora cultural Dani Alvisi, da arquiteta e urbanista Adriane Matthes e da arte-educadora e artista plástica Dalmoni Lydijusse.

Alguns dos temas abordados no encontro foram a importância da Semana de Arte Moderna para a cultura brasileira e a necessidade de se investir em políticas públicas dentro do contexto escolar. “Essa roda de conversa foi fundamental para refletirmos, também, acerca da cultura local. Estabelecer uma relação desse universo cultural que acontece em capitais, especialmente, em São Paulo, que é o expoente da cultura, é muito importante, possibilitando debater mecanismos e formas de construir politicas públicas. Mediante a fala dos quatro convidados, estudantes da arte, foi possível mensurar o quanto nós precisamos investir nessa área, em políticas descentralizadas, e entrar no universo escolar. Foi possível observar o quanto é fundamental inserir a cultura e arte, em suas diversas expressões, no contexto escolar", ressaltou Luzia Martins.

A produtora, gestora cultural e integrante do Conselho Municipal de Política Cultural Dani Alvisi falou da importância de trazer a pauta para o Legislativo. “A inciativa da vereadora Luzia e sua assessora Michelle de trazer essa pauta da cultura para a Câmara de vereadores, para nós agentes culturais, para mim enquanto integrante do Conselho Municipal de Política Cultural foi muito importante. Esse entendimento da cultura como cadeia produtiva, como geração de renda, como cidadania passa muito pelo Poder Legislativo, principalmente no que diz respeito às políticas públicas e às questões orçamentárias. Então, para nós é fundamental que exista uma proximidade e um trabalho coletivo”, afirmou.

Segundo Dani Alvisi, olhar para o centenário da Semana de Arte Moderna com os olhos da contemporaneidade é fundamental para se entender a constituição da identidade cultural brasileira. “Óbvio que não poderíamos deixar de destacar essa pauta tão importante de 2022, que é a comemoração de 100 anos da Semana de 1922. A iniciativa da vereadora Luzia foi a primeira ação cultural oficial no município de Poços, então para mim que pesquiso esse tema há muitos anos e tenho desenvolvido pesquisas sobre ele, inclusive junto aos meus alunos na educação básica, é uma alegria muito grande participar desse movimento. Além disso, a importância dessa pauta para a elaboração das políticas públicas é que as demandas do Modernismo de 1922, mutias delas, ainda estão aqui. Assim, continuamos com essa emergência de reconhecimento da nossa raiz indígena, da nossa raiz africana, na constituição da identidade cultural brasileira e as políticas públicas precisam refletir esse tripé da nossa identidade com elaboração de ações que contemplem territórios inclusivos, marginalizados e todas as minorias. Minorias que se fizeram ausente na representação no início do século passado e ainda acessam muito pouco e exigem cuidado de atendimento muito intenso. As pautas modernistas estão aí para a gente correr atrás e desenvolver políticas de inclusão, de diversidade e valorização da arte na sociedade”.

Ainda durante o encontro, houve apresentação do violinista Flávio Danza e da DJ Isa. O vídeo do evento está disponível no página da Câmara no YouTube.

Semana de 22

A Semana de Arte Moderna aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, e foi considerada a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira. O movimento, que teve como objetivo renovar o ambiente artístico-cultural da época, buscando romper com os padrões estéticos tradicionais impostos desde o Renascimento, demarcou um período importante no país ao consagrar nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, entre outros artistas.