“Um diálogo sobre a mulher desempregada, pandemia e saúde mental” traz à tona desafios atuais da sociedade

por Imprensa publicado 15/03/2022 16h10, última modificação 23/03/2022 10h27
Roda de conversa

Psicólogos e a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher falaram sobre o tema pandemia e saúde mental da mulher

Na última sexta-feira (11), a Câmara de Poços promoveu a roda de conversa “Um diálogo sobre a mulher desempregada, pandemia e saúde mental”, dentro das atividades do Mês da Mulher no Legislativo. O evento foi proposto pela Comissão de Direitos da Mulher, composta pelos vereadores Luzia Martins (PDT) - presidente, Regina Cioffi (PP) - vice-presidente, Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), Tiago Braz (Rede) e Wellington Paulista (DEM).

Participaram do encontro a psicóloga do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) Tatiana Fernandes Vieira Veloso, a advogada e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Ellen Cristina de Oliveira, o psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Cristiano de Jesus Andrade e a psicóloga do CAPS Infantojuvenil – Saúde Mental Roseli Aparecida de Melo.

A roda de conversa teve início com a exibição de um vídeo, produzido pela assessora parlamentar Michele Veloso, com relatos emocionantes e reveladores de cinco mulheres da cidade, que perderam seus empregos durante a pandemia e passaram por momentos delicados nesse período. O psicólogo Cristiano Andrade apresentou conceitos importantes sobre o tema e contextualizou de forma clara a situação atual da sociedade, ainda hostil, segundo ele, ao modo de vida de muitas mulheres.

Já Tatiana Fernandes falou do funcionamento e atual situação do CREAS. Segundo a psicóloga, durante a pandemia, houve uma redução no encaminhamento de mulheres em situação de risco. “Não houve diminuição real, as mulheres estavam isoladas e sem apoio. Muitas perderam seus empregos e se sentiam sobrecarregadas, culpadas e inferiores”, comentou. Sobre o assunto, a representante da OAB Mulher presente no evento, Perla Araújo Ferreira, ofereceu apoio da instituição com atendimento jurídico para essas mulheres.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a pandemia trouxe algumas questões que antes não eram notadas. “A pandemia agravou as vulnerabilidades. Para sair dessa situação é preciso que façamos eventos como o de hoje, de conexão, conversa e discussão para que consigamos trabalhar políticas públicas junto com a educação e a mudança de cultura. Temos que aproveitar o que o 08 de março [Dia Internacional da Mulher], simbolicamente, traz para nós e a Câmara tem produzido eventos em prol das mulheres, cedendo espaço para discussões”, disse Ellen.

A presidente da Comissão de Direitos da Mulher, vereadora Luzia Martins (PDT), notou uma reação em cadeia positiva envolvendo as questões do desemprego, saúde mental e violência contra a mulher, provocada pelo abrandamento dos números da pandemia e flexibilização de normas sanitárias relativas à COVID-19. Porém, ela destacou que a atenção do poder público para essas pautas deve se manter aguçada. “Todas as rodas de conversas que fazemos têm como objetivo a reflexão mais profunda da real situação que é demandada a partir de cada tema. Pensando na mulher nesse contexto de pandemia, falamos sobre saúde mental e esse retorno ao mercado de trabalho. É uma pauta de diálogo profundo em que podemos ter uma real dimensão do que está acontecendo”, afirmou.

O vídeo do evento está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.