Ouvidoria (e-Ouv)

por GTI publicado 22/05/2024 16h55, última modificação 17/11/2025 11h12

A comunicação com a Ouvidoria do Povo e com a Ouvidoria Legislativa pode ser realizada nas instalações físicas, por meio de telefone ou e-mail e através do formulário para protocolo de demandas disponível neste sítio eletrônico.

Conheça um pouco mais a respeito da Ouvidoria do Povo e da Ouvidoria Legislativa:

Compete à Ouvidoria do Povo receber denúncias, reclamações, elogios e sugestões quanto à execução dos serviços públicos municipais.

Compete à Ouvidoria Legislativa receber denúncias, reclamações, elogios e sugestões quanto à execução dos serviços da Câmara Municipal e sobre questões funcionais relacionadas aos agentes públicos do Município. Neste último caso, encaminhará as demandas para a Ouvidoria do Povo ou para o Vereador escolhido pelo cidadão.

Preenchendo o formulário, o cidadão receberá um número de protocolo e poderá acompanhar a tramitação.

Não sendo possível conceder a resposta imediata à solicitação, os prazos determinados pela Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei nº 12.527/2011 são os seguintes:

  • Prazo inicial: O órgão tem o prazo de 20 dias corridos para responder à solicitação, a contar do recebimento formal do pedido.

  • Prorrogação: Este prazo inicial pode ser prorrogado por mais 10 dias corridos, mediante justificativa expressa ao solicitante, informando os motivos da prorrogação e a data final para resposta.

  • Prazo recursal: Após o recebimento da resposta ou o esgotamento do prazo sem resposta, o solicitante tem até 10 dias corridos para interpor recurso contra a negativa ou omissão de resposta.

  • Prazo da autoridade superior: Após o recebimento do recurso, a autoridade superior tem o prazo de 5 dias úteis para decidir sobre o recurso interposto pelo solicitante.

As autoridades competentes para o exame das solicitações são o Ouvidor-Geral, Ouvidor Legislativo e, no caso de recurso, o Presidente da Câmara Municipal.


Os tipos de demandas que você pode enviar são:

 

Clique aqui e conheça mais sobre o papel do Legislativo e os serviços oferecidos à população, acessando a Carta de Serviços ao Cidadão.