Vereadores se reúnem com Associação de Bares e Restaurantes de Poços

por Imprensa publicado 05/03/2021 17h55, última modificação 12/03/2021 17h46
Ocupação de mesas e cadeiras nas calçadas
Vereadores se reúnem com Associação de Bares e Restaurantes de Poços

Reunião foi agendada pelo vereador Douglas Dofu, que ressaltou a importância do papel da Câmara nesse processo

A Câmara recebeu, nesta semana, membros da ABRE (Associação de Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similares de Poços). Vários vereadores participaram da reunião, que teve como objetivo discutir algumas demandas apresentadas pelos proprietários de estabelecimentos da cidade.

O vereador Douglas Dofu (DEM) ressaltou que um dos questionamentos feitos pela Associação foi sobre a taxa cobrada pela Prefeitura para ocupação das calçadas com mesas e cadeiras, atendendo ao que dispõe o Código de Posturas do Município. “Fui procurado pela Associação e agendei essa reunião na Câmara, visto que eles questionam a taxa referente às mesas e cadeiras nas calçadas. Durante a pandemia, mesmo no período com os bares fechados, a taxa foi cobrada normalmente, em 100%. Quando os estabelecimentos foram liberados para funcionamento, eles continuaram pagando a taxa integral, mesmo tendo sido liberada a capacidade de 40%. Achei pertinente essa indagação, no sentido da Prefeitura analisar a viabilidade de reverter essa situação daqui para frente”, diz.

Presente no encontro, o secretário da Fazenda Alexandre Lino pontuou que a Prefeitura irá analisar essa reivindicação. Ele pediu à ABRE que encaminhe um ofício à Secretaria e solicitou um prazo de 10 a 15 dias para apresentar um estudo sobre a viabilidade de conceder desconto, tendo em vista as questões impostas pela pandemia.

Douglas Dofu afirmou que, durante a reunião, outros assuntos foram abordados, entre eles as restrições impostas pelo Comitê Gestor de Enfrentamento à COVID-19. “Foi questionado o horário de fechamento e o fato das pessoas saírem dos bares e irem para festas clandestinas. Essas demandas serão levadas ao Comitê, acredito que essa flexibilização será difícil nesse momento, devido à situação atual. No entanto, o papel da Câmara é fazer essa ponte, dar oportunidade dos segmentos participarem, estreitar relacionamentos, e estamos conseguindo fazer isso praticamente toda semana, possibilitando que os grupos tenham voz no Legislativo”, finalizou o vereador.