Vereadores pedem urgência na ampliação de leitos hospitalares e realização de cirurgias eletivas

por Imprensa publicado 07/07/2022 16h30, última modificação 15/07/2022 17h42
Saúde

Moções foram aprovadas nesta semana, durante sessão da Câmara

Nesta semana, a Câmara de Poços aprovou duas Moções de Apelo, de autoria do vereador Tiago Braz (REDE), que pedem providências em demandas da área da Saúde do município. A proposição, aprovada por todos os legisladores, solicita ao Executivo, com urgência, que amplie os leitos hospitalares e intensifique as cirurgias eletivas.

As demandas nessa área, segundo Tiago Braz, são constantes. “O intuito das duas Moções é provocar o prefeito, a Secretaria de Saúde, para que façam algo com urgência no que diz respeito a essas duas situações tão importantes. São muitas as reclamações que chegam diariamente à Câmara. A necessidade de mais leitos e a demora das cirurgias são problemas recorrentes que precisamos resolver”, disse.

Segundo Tiago Braz, a cobrança por melhorias na saúde tem sido feita por vários vereadores, tornando-se uma solicitação do Poder Legislativo e não apenas de um parlamentar. “Essas solicitações vêm sendo encaminhadas à Prefeitura há bastante tempo, inclusive a Câmara devolveu recursos ao Executivo, destinando R$ 1,5 milhão para as cirurgias. Sabemos do contexto da pandemia, que dificultou toda essa situação, mas algo precisa ser feito. Não temos visto um movimento incisivo para resolver esse gargalo, a fim de que a população tenha uma saúde de qualidade. Quero aqui ressaltar, também, que foi instaurada uma CPI para investigar ações na área da Saúde, mais uma prova que o Poder Legislativo está atento aos problemas e tem desenvolvido um trabalho para que estas questões sejam sanadas. As Moções vêm, inclusive, fortalecer o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito”, declarou.

Nas proposições aprovadas, o vereador destacou a grande quantidade de reclamações de pacientes que aguardam por leitos na UPA e no Hospital Margarita Morales, fazendo com que situações menos complexas se agravem com a demora no atendimento. A mesma situação, segundo ele, ocorre com pacientes que aguardam por cirurgias há anos. As duas Moções (n. 89 e n. 90) estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara.