Vereadores pedem fiscalização e melhorias nas linhas de transporte coletivo em horários de pico

por Imprensa publicado 19/01/2021 19h15, última modificação 22/01/2021 15h43
Covid-19

Vereadores estiveram no Terminal recentemente, com objetivo de verificar a situação das linhas de ônibus (Crédito da foto: Michelle Veloso)

Após visita à empresa Auto Omnibus Circullare, responsável pelo transporte coletivo na cidade, vários vereadores estiveram também no Terminal de Linhas Urbanas a fim de verificar a disponibilização de linhas extras nos horários de pico. Tendo em vista o aumento do número de casos de Covid-19 no município e a necessidade de medidas de prevenção, os parlamentares encaminharam, na última semana, um ofício ao chefe do Executivo, ao Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19 e à empresa Circullare solicitando fiscalização e, ainda, ações no sentido de minimizar os problemas enfrentados durante a pandemia.

O documento foi assinado pelos vereadores Luzia Martins (PDT), Tiago Braz (Rede), Douglas Dofu (DEM) e Silvio Rogério Carvalho (MDB). No ofício, eles pedem um posicionamento sobre as atuais condições de prestação de serviços de transporte coletivo, tendo em vista as denúncias de superlotação dos veículos e falta de linhas extras em horários de pico. “Estamos vivenciando uma pandemia sem precedentes. A vida humana deve ser preservada. Várias ações obrigatórias estão em vigor como o distanciamento social, a máscara e o álcool em gel. Entendo que estas exigências devem ser cumpridas obrigatoriamente em todos os espaços públicos e nos ônibus não deve ser diferente”, destaca a vereadora Luzia Martins.

Segundo a parlamentar, as reclamações sobre a lotação dos ônibus em horários de pico são recorrentes. “Algumas pessoas narram ainda a retirada de horários aos sábados e a exclusão de veículos nos horários de maior fluxo, ou seja, antes da pandemia existiam mais veículos em circulação nos horários de maior tráfego. Por isso, eu e meus companheiros de vereança decidimos ir até o local de embarque dos ônibus que se deslocam pelas zonas mais populosas da cidade e ver de perto a situação. Notamos que os ônibus estão circulando com um número elevado de pessoas, pelo menos entre 18h e 18h45. Enviamos o ofício de gabinete com os questionamentos, os registros de nossa visita e os argumentos devidos. Pedimos que haja fiscalização e tomem as devidas ações para manter seguro o deslocamento das trabalhadoras e trabalhadores de nossa cidade. A vida não tem preço”, declara a legisladora.

O vereador Tiago Braz reforçou a necessidade de providências com relação às demandas da população durante a pandemia. “Após a visita à Circullare para entender o porquê da redução das linhas, fomos verificar a queixa da população, que era a lotação em horários de pico. A empresa havia nos informado que a situação era pontual, que não eram tantas linhas assim. Verificamos que nos horários de pico, realmente, está excedendo número de passageiros, inclusive algumas pessoas de mais idade até desistiram de utilizar o transporte quando checaram que o ônibus estava lotado. Resolvemos fazer o ofício para termos uma resposta do que pode ser feito e estamos aguardando o retorno das partes. Esse assunto é tratado como uma das prioridades dos vereadores nesse momento, visto que os casos têm aumentado e o transporte é muito utilizado pela população”, finaliza.