Vereadores pedem congelamento da tabela do IPVA em Minas

por Imprensa publicado 25/11/2021 18h50, última modificação 02/12/2021 19h19
Moção de Apelo
Vereadores pedem congelamento da tabela do IPVA em Minas

Proposta foi apresentada pelos vereadores Wellington Paulista (DEM), Claudiney Marques (PSDB) e Sílvio Assis (MDB)

Uma Moção de Apelo foi aprovada pela Câmara de Poços, na última terça-feira (23), solicitando ao governador Romeu Zema o congelamento da tabela de referência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais. A proposta é de autoria dos vereadores Wellington Paulista (DEM), Claudiney Marques (PSDB) e Sílvio de Assis (MDB).

No documento, os vereadores pedem que a cobrança do imposto em 2022 seja a mesma de 2020, evitando que mais um aumento pese no bolso dos contribuintes. “A população tem encarado, nos últimos meses, reajustes nos preços de produtos e serviços, fato que acaba impactando diretamente no orçamento familiar. É indiscutível que os efeitos danosos provocados pela pandemia ainda persistem em nosso estado e, dessa forma, apelamos ao governador que entenda a situação, apoiando, inclusive o Projeto de Lei que tramita na Assembleia em relação ao tema”, declara Paulista.

Segundo os parlamentares, mesmo com a retomada gradual das atividades econômicas, o país ainda sofre com as consequências deixadas pela paralisação. “Nós vereadores, representantes da população, estamos preocupados com o aumento de impostos e com o custo de vida das pessoas devido a pandemia que assolou não só nosso estado, mas o mundo inteiro. Portanto, essa Moção de Apelo é para que o Governo de Minas mantenha o congelamento dos valores do IPVA, amenizando assim um pouco a situação financeira da vida dos mineiros”, disse Sílvio Assis.

Outro ponto abordado pelos vereadores na Moção foi o aumento do número de motoristas por aplicativo, sendo que muitas pessoas que estavam desempregadas encontraram nessa profissão uma fonte de renda. “O objetivo é ressaltar junto ao Governo do Estado a importância dessa proposta, principalmente por dois motivos. Primeiro, considerando o acúmulo de aumentos nesse período e, no início de 2022, a população ainda enfrentará os custos com IPTU, material escolar e outros. O segundo ponto é que muitas pessoas nesse período de paralisação de diversos setores econômicos, fase muito difícil para várias famílias, encontraram no transporte por aplicativo uma fonte de renda ou uma renda alternativa. Dessa forma, muitos dependem do veículo para poder sobreviver. Então, esses dois aspectos são fundamentais e precisam ser avaliados”, afirmou Claudiney Marques.

O documento aprovado pelos vereadores está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Moção de Apelo n. 142/2021).