Vereadores fazem moção de apelo ao Governo Federal para fortalecimento do INSS
O vereador Álvaro Cagnani (PSDB), em conjunto com outros vereadores da Câmara Municipal de Poços de Caldas, apresentaram a Moção de Apelo nº 94/2025, enviada ao Governo Federal, com o objetivo de solicitar maior empenho do Executivo Nacional no fortalecimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a fim de diminuir a fila de aposentadoria.
Segundo dados oficiais divulgados, o país registra atualmente cerca de 2,7 milhões de pedidos em espera, número que representa um grave impacto social e administrativo. A situação é agravada pela demanda reprimida e pelo volume crescente de solicitações, recursos e reanálises, que contribuem significativamente para o congestionamento dos serviços.
No documento, o parlamentar elenca diversos fatores que levam à situação calamitosa de milhares de cidadãos que aguardam para conseguir se aposentar, muitos há mais de ano, o que traz grande impacto social. Tais problemas se evidenciam, segundo o requerimento, pela falta de profissionais, um insuficiente número de peritos, elevando a demanda reprimida.
Por estes motivos, os vereadores poços-caldenses fazem o apelo ao Governo Federal para que, por meio de concurso público, seja reforçado imediatamente o quadro de servidores do INSS, contratações emergenciais e quaisquer outras medidas necessárias que possam agilizar a fila.
Também é solicitado orçamento suficiente para assegurar o pagamento das aposentadorias e demais benefícios, junto da ampliação de mutirões, a fim de acelerar os pedidos represados. Os parlamentares pedem também que haja fortalecimento dos sistemas presenciais e digitais e da comunicação com o segurado.
Por fim, a Moção pede transparência contínua na divulgação dos dados sobre a fila, tempo médio de espera e ações de forma clara à população. “Essa situação tem causado preocupação em muitas famílias. A gente sabe que o Governo Federal tem muitos desafios, mas entendemos que é possível dar mais atenção a esse tema. O que pedimos aqui é respeito a quem contribuiu a vida toda e agora está esperando. Nosso objetivo é ajudar para que as pessoas tenham mais tranquilidade e possam receber seus direitos no tempo certo”, detalhou o vereador.
Conforme resposta do Governo Federal à Câmara Municipal, a moção já foi enviada ao Ministério da Previdência Social e à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.