Vereador Tista da Farmácia quer informações sobre demora no atendimento de especialidades no SUS

por Imprensa publicado 08/07/2025 16h50, última modificação 14/07/2025 10h00
Fila de espera
Vereador Tista da Farmácia quer informações sobre demora no atendimento de especialidades no SUS

Na proposição, Tista questiona o que está sendo feito para reduzir as filas e dar atendimento digno à população.

No final do mês de junho, o vereador João Batista da Silva (Republicanos), o Tista da Farmácia, apresentou um Requerimento buscando informações da Prefeitura sobre a demora para atendimentos de diversas especialidades na rede pública de Saúde. A proposição foi aprovada pelos demais vereadores.

De acordo com o parlamentar, a matéria complementa um Requerimento apresentado em maio deste ano, oportunidade em que o Executivo encaminhou alguns dados à Câmara, entre eles de que há 1.664 solicitações para consultas com ortopedistas. Desse total, 1.293 referem-se a consultas de retorno. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, há 687 solicitações de exames de ressonância magnética e 132 solicitações de mamografias na fila de espera.

Diante da resposta, o vereador solicita novos esclarecimentos acerca do tema. Ele alega que, caso algumas especialidades não sejam atendidas em tempo razoável, certamente irão se transformar em urgência ou emergência. “Evidente que zerar as filas é algo intangível, pois a demanda sempre tende a crescer, mas algo tem que ser feito para minimizar essa situação. Com uma demanda tão elevada, com uma fila de espera de quase 27.000 pacientes para as diversas especialidades, não resta dúvida de que muitos irão a óbito antes de atendimento”, afirma o parlamentar no Requerimento.

Na proposição, Tista questiona o que está sendo feito para reduzir as filas e dar atendimento digno à população e o que falta para que o atendimento a consultas com especialistas possa ser, pelo menos em parte, solucionado. O documento com todas as indagações está disponível no site da Câmara (Requerimento n. 2.100/2025).

registrado em: