Tiago Mafra cobra transparência e melhorias na coleta de lixo no São José
Requerimento apresentado pelo vereador questiona a Prefeitura a respeito do contrato atual para realização desse serviço e as obrigações da empresa responsável
A Câmara de Poços aprovou, nesta semana, um pedido de informações ao Executivo sobre a forma de coleta de resíduos sólidos realizada por meio de caçambas no bairro São José. O Requerimento n. 4050/2025, de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), questiona a Prefeitura a respeito do contrato atual para realização desse serviço e quais as obrigações da empresa responsável.
Segundo o parlamentar, foram colocadas caçambas em pontos diversos do bairro São José para a coleta de lixo. No entanto, munícipes relatam que o serviço não vem sendo prestado de forma regular, causando transtornos à população. Há informações, ainda, de que a referida coleta estaria sendo executada, de fato, por equipe da Secretaria de Serviços Públicos. “Esse fato levanta dúvidas quanto à efetiva prestação do serviço por eventual empresa contratada, à racionalidade do uso de recursos públicos e à organização da política de limpeza urbana na localidade”, aponta Mafra.
Além de solicitar esclarecimentos sobre o contrato atual, o legislador indaga se a coleta vem sendo feita, realmente, por Secretaria Municipal, se foram identificadas falhas na execução contratual por parte da empresa responsável pelas caçambas no bairro São José e se há previsão de revisão do modelo de coleta por caçambas, seja por meio de redistribuição dos pontos de coleta, alteração da forma de prestação do serviço, reforço da fiscalização ou adoção de outro arranjo de limpeza urbana para a região.
Mafra cobra melhorias e transparência nesse processo, alegando que a situação pode acarretar inúmeros problemas, entre eles acúmulo de resíduos, mau cheiro, proliferação de vetores e risco à saúde pública. “Além disso, estamos falando de possível sobrecarga das equipes municipais, caso estejam assumindo tarefas que deveriam ser cumpridas por empresa terceirizada ou contratada especificamente para esse fim. O que queremos são informações detalhadas sobre as responsabilidades de cada parte envolvida e de que modo está sendo realizada a fiscalização da execução contratual, a fim de garantir a adequada destinação dos resíduos e a boa aplicação dos recursos públicos”, declara.
Ainda na proposição, o vereador questiona se já houve registro de reclamações formais por parte de moradores do bairro São José junto aos canais oficiais do Poder Executivo. Ele pede o encaminhamento, se possível, das principais demandas apresentadas.