Ricardo Sabino quer informações sobre instalação de rampas de acessibilidade nas ruas do centro

por Imprensa publicado 20/04/2022 18h05, última modificação 29/04/2022 16h37
Inclusão
Ricardo Sabino quer informações sobre instalação de rampas de acessibilidade nas ruas do centro

Pedido de Informações do vereador Ricardo Sabino foi aprovado na última terça-feira (19)

Durante a última reunião ordinária da Câmara, na terça-feira (19), foi aprovada uma proposição do vereador Ricardo Sabino (PSDB), que solicita informações ao Poder Executivo sobre a previsão para a instalação de rampas de acessibilidade nas ruas da área central de Poços (Requerimento n. 477/2022).

Segundo o parlamentar, houve avanços com relação à acessibilidade, nos últimos anos, no entanto grande parte das vias públicas ainda não conta com rampas para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. “Chama atenção o fato do centro da cidade, nos principais cruzamentos, ainda não existir esses equipamentos. É compromisso do atual governo municipal tornar nossa cidade mais acessível, porém precisamos de ações efetivas para a solução deste problema”, comenta.

Diante dessa situação, o vereador solicita que a Prefeitura explique o motivo da falta de rampas de acessibilidade, o que impede a execução desse projeto e qual a previsão para que as medidas sejam tomadas. Ele questiona, ainda, quantas rampas foram instaladas nos últimos cinco anos e em quais locais.

Desde a legislatura passada, o vereador Ricardo Sabino tem abordado, através de Projetos, Indicações e Requerimentos, a questão da acessibilidade no município. Um exemplo é o Projeto de Lei n. 21/2021, aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo no ano passado. A lei institui a obrigatoriedade de implantação de aparelhos adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas academias ao ar livre do município.

Sabino destaca a importância deste tema para o progresso da cidade. “Acessibilidade é um direito, e deve ser prioridade do poder público promover a maior independência possível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Constituir um ambiente que garanta a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência é contribuir para que estes exerçam seus direitos de cidadania e de participação social de forma plena”, conclui o legislador.