Requerimento de Tiago Mafra busca entender falta de infraestrutura no Sítio Belas Águas
O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o requerimento nº 239/2026 no Plenário da Câmara de Poços de Caldas, buscando informações a respeito de melhorias na infraestrutura das imediações do Sítio Belas Águas. Conforme o documento, há demanda dos moradores do local por prestação de serviços públicos essenciais, tais como iluminação pública, coleta de resíduos e segurança viária.
O parlamentar alega que há evidente discrepância no tratamento à população moradora da região, já que pagam as respectivas taxas municipais e tributos, mas encontram, no entanto, a ausência de tais serviços e ações do poder público. O requerimento busca, assim, entender da parte do Poder Executivo se há planejamento e cronograma para realizar intervenções necessárias no local.
Há questionamentos a respeito de situações já lidadas anteriormente, mas ainda não resolvidas, como o asfaltamento entre o Rancho do Bernardo e o acampamento da Igreja Metodista, tratado no requerimento nº 1.481/2024. Tiago indaga se há motivo orçamentário ou técnico que impeça a execução da obra no local. O vereador salienta também que o trecho asfaltado encontra-se com má estado de conservação, remendos e necessita de manutenção, garantindo trafegabilidade e segurança no local.
Mafra também busca respostas da Prefeitura a respeito da iluminação, já que os moradores pagam a Taxa de Iluminação Pública, e solicita possível cronograma de instalação de novos pontos de luz. Ainda, o parlamentar relata também que a lixeira existente no local não comporta a quantidade de resíduos gerada pela população local e pede estudos da ampliação de pontos de coleta, além de um possível prazo para tal implementação.
Por fim, o vereador requere esclarecimentos diante das diversas demandas ainda não atendidas e reforça que os questionamentos apresentados agora retomam reivindicações antigas da comunidade. Segundo Tiago Mafra, trata-se de uma área rural que já havia levado reclamações ao poder público anteriormente, especialmente relacionadas à estrutura viária, com problemas de asfaltamento, trechos sem pavimentação e necessidade de manutenção.
Ele também destaca que os moradores já arcam com tributos municipais, inclusive a taxa de iluminação pública, e aguardam a ampliação da cobertura do serviço, além de melhorias na coleta de resíduos. “É um conjunto de reclamações e de demandas que já vêm sendo apresentadas há algum tempo”, afirma o vereador, ressaltando que os moradores pedem providências para que possam ter “um dia a dia mais adequado, dentro das condições e em consonância com os impostos que eles pagam”.