Propostas da Plenária Municipal do Parlamento Jovem serão encaminhadas aos vereadores
No mês de junho, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realizou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem, com a presença das escolas que integram o projeto em 2025. Também participaram da cerimônia vereadores e representantes da OAB Jovem, da Comissão de Direito Eleitoral da 25ª subseção da OAB e do TG 04-21.
Nove propostas sobre o tema Juventude e Direitos Culturais foram aprovadas pelos estudantes e, agora, essas sugestões são encaminhadas aos vereadores para providências. Além disso, elas seguem para análise e votação na etapa Microrregional.
Ao longo dos últimos meses, os alunos participaram de várias atividades, entre elas oficinas de formação e grupos de trabalho. Todas as fases permitiram que eles estudassem o tema central da edição e apresentassem as propostas. Além da criação de uma agenda cultural, a fim de promover eventos gratuitos e dinâmicos para as instituições de ensino, eles aprovaram a criação de um aplicativo para reunir informações sobre patrimônio e atividades culturais da cidade e de um programa de estudo das músicas brasileiras, destacando seu papel na construção e documentação da cultura e história do país.
Ainda na Plenária Municipal, os estudantes escolheram uma sugestão de tema para a edição 2026, que será colocado em votação até o final do projeto. A pauta foi Mineração de Terras Raras e os impactos em nossas vidas.
A diretora da Escola do Legislativo, Taís Ferreira, comenta sobre o encerramento dessa fase do PJ e da expectativa para os próximos passos. “Tivemos uma Plenária muito produtiva, com a aprovação de propostas interessantes, tanto em âmbito municipal como estadual. Essas propostas seguirão para os vereadores, que farão o envio aos demais órgãos. Agora, partimos para as etapas Microrregional e Regional, com a expectativa de muito trabalho”, diz.
Na próxima sexta-feira (04), os estudantes de Poços estarão na cidade de Botelhos para participação na Microrregional, juntamente com os municípios de Albertina, Bandeira do Sul e Botelhos. Ao final dessa fase, as propostas de todas as cidades do Polo Sudoeste seguem para a Regional.
Neste ano, fazem parte do projeto as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Escola Padrão, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, CEPOC, Escola Dom Bosco, Escola Criativa Idade, Colégio Sete de Setembro, Colégio Pio XII e Colégio Jesus Maria José.
O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e Câmaras Municipais, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.